A novidade começou a valer hoje no Rio de Janeiro (RJ) e leva em consideração o tempo e a distância percorrida pelo motorista antes do cancelamento.

Uber muda cálculo da taxa de cancelamento; veja como ficou

A partir desta terça-feira (16), a Uber está mudando o cálculo das taxas de cancelamento que são cobradas quando o passageiro desiste da corrida antes de o motorista chegar. 

De acordo com a Uber, você tem até 2 minutos para cancelar a corrida sem pagar nada a mais por isso. Um dos exemplos dados pela empresa considera uma corrida de UberX sendo cancelada após 5 minutos e com o motorista tendo percorrido 2 km durante esse tempo. Nesse caso, a taxa (que antes era fixada em R$ 7) custará R$ 2,80. Na tabela abaixo estão os valores máximos e mínimos cobrados para cada modalidade do serviço.

A taxa de cancelamento também é cobrada caso o motorista chegue ao ponto marcado e o usuário demore mais de 5 minutos para aparecer. Em todos os casos, você poderá ver o valor total antes de confirmar o cancelamento.

O TecMundo entrou em contato com a Uber e a empresa confirmou que o novo cálculo da taxa está valendo também nas cidades de Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Luís (MA) e Pelotas (RS). A companhia não deu uma previsão para que ela seja implementada no restante do país.