Visitantes reclamam da má conservação dos túmulos e pedem melhorias para o cemitério.

Túmulo desmorona e restos mortais ficam à mostra em cemitério
Foto enviada pelo direto das ruas mostra crânio exposto após túmulo desmoronar. / Foto: Direto das Ruas

Restos mortais ficaram à mostra depois que um túmulo desmoronou dentro do cemitério Santo Amaro na avenida Presidente Vargas em Campo Grande. A denúncia foi enviada por um internauta pelo canal Direto das Ruas. Segundo o denunciante, são várias covas que estão em situação semelhantes no local.

Entre os frequentadores mais assíduos há quem diga que existem túmulos abandonados pela família, considerando o estado em que se apresentam. “Tem gente que sepulta aí um familiar e nunca mais volta. Ontem mesmo que era dia das mães não veio quase ninguém”.

A reportagem do Campo Grande News esteve no cemitério na manhã desta segunda-feira (13) e confirmou que vários túmulos estão se deteriorando. Nos caminhos entre as covas por dentro do cemitério encontramos garrafas de bebida alcoólica e embalagens fechadas de preservativos.

Um marceneiro de 56 anos que foi visitar o jazigo de dois familiares e que preferiu não ser identificado reclama da conservação do lugar. “Aqui poderia ser bem melhor. Afinal, pagamos tantos impostos. Falta pavimentar melhor a entrada. Precisa melhorar a limpeza e resolver os túmulos que estão largados aqui. É só andar aqui que a gente vê lápide aberta”, reclama.

Funcionários não sabem afirmar quanto túmulos estão em estado avançado de deterioração, mas dizem que prefeitura já mandou areia e pedras para fazer as tampas de túmulos destruídos e que só falta o cimento.

Sarvia Lurdes, 73, vizinha do cemitério, reclama que pessoas desconhecidas entram no cemitério à noite. “O portão do cemitério fica só encostado. Entra gente a hora que requer e sai a hora que quer. É um descaso total. E ainda tem a capela abandonada que está fechada há anos e nunca mais funcionou”, afirmou Sarvia acrescentando que o local poderia ser reaproveitado pelo município.

Outro lado - Até a publicação desta reportagem a prefeitura de Campo Grande ainda não havia dado retorno sobre os problemas apontados por frequentadores e vizinhos do cemitério Santo Amaro.