Sétima edição do TPS ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede do Tribunal TSE publica edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna 2023.

TSE publica edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna 2023
Urna Eletrônica. / Foto: TSE

Foi publicado, em edição extraordinária do Diário da Justiça eletrônico (DJe) desta quarta-feira (23), o edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna (TPS 2023), que será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024.

O TPS ocorrerá no período de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano, em espaço especialmente preparado e reservado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o evento. No dia 27 de novembro, as atividades do TPS terão início às 13h e terminarão às 17h. De 28 de novembro a 1º de dezembro, as atividades ocorrerão das 9h às 18h. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas (UE2020 e UE2022).

De acordo com o edital, o TPS tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral. O Teste Público contempla ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e/ou falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria. Esta será a sétima edição do TPS, que teve a primeira edição em 2009.

Confira a íntegra do edital de convocação do TPS 2023.