“O prefeito de Chicago deveria estar na cadeia por não proteger os agentes do ICE (Imigração e Alfândega dos EUA), assim como o governador Pritzker”, escreveu o líder republicano na plataforma Truth Social.

Trump diz que prefeito de Chicago e governador de Illinois “deveriam estar presos”
Donald Trump. / Foto: EFE/Arquivo/WILL OLIVER /POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar autoridades de Chicago e pediu a prisão de seu prefeito, Brandon Johnson, e do governador de Illinois, J.B. Pritzker, por não terem garantido a proteção dos agentes de imigração durante as batidas na cidade.

Trump já havia feito acusações na terça-feira, do Salão Oval da Casa Branca, contra Pritzker e Johnson – ambos do Partido Democrata – apontando “incapacidade” de ambos na gestão dos “problemas de criminalidade” na cidade.

Os confrontos entre o presidente e as autoridades de Chicago aumentaram desde um mês atrás, quando ele lançou a Operação Midway Blitz, liderada pelo ICE, para “garantir a segurança” no centro-norte da capital.

As batidas resultaram em várias prisões de pessoas de origem latino-americana, principalmente com o objetivo de deportá-las, de acordo com a rígida política anti-imigração do governo republicano.

Essas operações provocaram crescentes manifestações de cidadãos, onde agentes da Patrulha de Fronteira dispararam tiros na área de South Side no sábado, ferindo um cidadão americano.

Apesar da oposição do prefeito Johnson e do governador Pritzker, que processaram o governo para bloquear os esforços, o presidente dos EUA ordenou o envio de centenas de tropas da Guarda Nacional em resposta aos protestos contra as batidas e ao que ele considera “crime desenfreado” em Chicago.

Trump também deu a entender na terça-feira que poderia invocar a Lei de Insurreição, um dos mais fortes poderes de emergência, para justificar o envio de tropas para reprimir os protestos em Chicago, depois de ameaçar fazer isso em Portland, Oregon.

Cerca de 200 efetivos enviados do Texas já estão em Chicago, prontos para serem mobilizados, e outros 300 de Illinois se preparam para mobilização nos próximos dias.

As estatísticas oficiais de crimes do Departamento de Polícia de Chicago mostram reduções ano a ano, com os homicídios caindo 28% em relação ao mesmo período do ano passado e quase 50% em relação a quatro anos atrás.