Policiais deslocados de Campo Grande entraram às 8h20 na penitenciária de Dourados para revista em celas ocupadas pelo PCC.

Tropa de Choque da PM ocupa maior presídio de Mato Grosso do Sul
Homens da Tropa de Choque da PM entram na penitenciária de Dourados. / Foto: Adilson Domingos

Homens da Tropa de Choque da Polícia Militar acabam de ocupar a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), mais superlotado presídio de Mato Grosso do Sul com pelo menos 2.600 presos. Policiais com escudos e cães farejadores foram deslocados de ônibus de Campo Grande até a segunda maior cidade do Estado, localizada a 233 km da Capital, e entraram na cadeia às 8h20.

O Campo Grande News apurou que a Tropa de Choque está na penitenciária para pente-fino que acontece em celas do raio 2, onde ficam presos da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que o pente-fino faz parte das vistorias de rotina, intensificadas no período de Natal e Ano Novo. Ação semelhante ocorre no presídio feminino de Campo Grande.

É a segunda vistoria feita no presídio em dois meses e a primeira após a tentativa de fuga de presos do PCC no dia 27 de novembro. Sete presos da cela 15, que fica na parte superior do raio, serraram a grade e correram para o pátio externo.

A movimentação, no entanto, foi percebida por agentes penitenciários através do sistema de câmeras e a fuga foi abortada com apoio da Polícia Militar. Um preso levou um tiro na perna direita.

Na noite de 26 de setembro, nove presos do mesmo raio serraram as grades da cela e correram para o pátio. Oito foram capturados, mas Ronivaldo Pires Ferreira, 37, conseguiu escalar a muralha usando uma corda feita com lençóis. Condenado por tráfico, associação para o tráfico e porte ilegal de arma, até agora ele não foi recapturado.