Trio de astronautas decola rumo à Estação Espacial Internacional
Astronautas decolaram no final da tarde desta quinta-feira / Foto: Nasa

O cosmonauta russo e comandante Oleg Novitsky, a astronauta americana Peggy Whitson e o francês Thomas Pesquet decolaram às 18h20 desta quinta-feira (17) da base de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

A Rússia é conhecida pela capacidade para realizar lançamentos em qualquer condição meteorológica. Nem a neve que cobre o cosmódromo nem as baixas temperaturas foram capazes de impedir a decolagem do foguete Soyuz.

A missão dos três tripulantes será colocar-se à mesma altura que a ISS, que orbita a 28.000 km/h a 400 km da Terra. O acoplamento da cápsula com a estação espacial está previsto para sábado (19) às 22h GMT (20h de Brasília).

A Rússia provê o módulo principal da ISS, onde se encontram seus propulsores, e os foguetes russos Soyuz são a única forma de transportar tripulantes para a ISS desde o fim das operações dos ônibus espaciais americanos, em 2011.

Em seis meses, Pesquet realizará 62 experiências para a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França. Isso sem contar as 55 experiências que realizará em cooperação com as agências espaciais americana, canadense e japonesa.

O francês estudará o impacto da microgravidade nos músculos e testará tecnologias capazes de revolucionar o sistema de purificação da água.

Seus colegas não ficarão para trás. Whitson fará, por exemplo, experimentos sobre o impacto da luz no ciclo do sono, enquanto Novitsky realizará mais de 50 experiências científicas para a agência espacial russa Roskosmos.

O retorno dos três astronautas à Terra está previsto para 15 de maio de 2017.