Aflição é vivida desde o domingo retrasado em Campo Grande.

Transferência de idosa para hospital está autorizada, mas família ainda vive apreensão em UPA

Idosa de 73 anos, com pneumonia e dividindo ambiente com pacientes de covid, teve autorização para ser transferida para a Santa Casa, em Campo Grande. No entanto, a família ainda vive apreensão na UPA Coronel Antonino. 

A informação da autorização da transferência é da Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde esta segunda-feira (9). Conforme a família, a paciente está na UPA desde o domingo (1º). 

O filho da idosa, de sobrenome Silva Pereira, a idosa ainda está na Unidade de Pronto Atendimento e corre riscos de pegar a covid-19. De início, ela ficou na enfermaria, ao lado de pacientes do novo coronavírus e depois na Área Vermelha, também dividindo espaço com doentes da covid. 

‘’O teste dela deu negativo para a covid, mas mesmo assim, ela ainda corre risco de pegar a doença e piorar o quadro dela’’, disse o filho, que ainda apontou início de pneumonia na mãe e infecção urinária. 

Sobre a autorização para transferência, o filho disse: ‘’Está lá ainda. Só acredito quando sair de lá. 

Curativos 

O filho lembra que procurou a UPA na região norte da cidade, para trocar uma sonda nasoenteral e tratar de feridas na pele, procedimento chamado de ‘’curativo de escaras’’. 

Ainda segundo o relato, a mãe sofreu com uma série de descasos, que só foram resolvidos depois de acionar a ouvidoria da Sesau. A Prefeitura respondeu que a paciente está recebendo todos os cuidados necessários.