Torcida é condenada a R$ 20 mil por homofobia contra beijo gay de Sheik
Sheik. / Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo condenou a torcida de futebol Camisa 12, do Corinthians, e seu presidente a pagarem multa de R$ 20 mil por atos homofóbicos em 2013 contra o beijo gay do jogador Emerson Sheik.

Naquela ocasião, os torcedores da Camisa 12 discriminaram e ameaçaram o atacante corintiano por ele ter beijado a boca de um amigo e postado foto do "selinho" na internet. Revoltada, a torcida organizada levou faixas com as frases "Viado não" e "Vai beijar a P.Q.P., aqui é lugar de homem" ao Centro de Treinamentos do Corinthians, na capital paulista.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, a decisão é de 27 de abril e tem caráter administrativo, mas ainda cabe recurso. O dinheiro da multa será destinado a um fundo assistencial. O G1 não conseguiu localizar a Camisa 12 e Sheik para comentarem o assunto nesta quinta-feira (7).

A decisão de condenar a Camisa 12 e seu presidente à época é de promotores e procuradores que integram a Comissão Processante da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria. Apesar de Sheik não ter sido o responsável pelo processo, a pasta decidiu processar a torcida para preservar os direitos dos homossexuais que possam ter se sentido atingidos com as ofensas homofóbicas feitas pela Camisa 12.

Em 2013 a Polícia Civil chegou a investigar cinco membros da Camisa 12. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) queria ouvir Sheik para saber se ele queria fazer representação formal contra os torcedores. Somente com a queixa por homofobia é que os policiais poderiam apurar criminalmente se a torcida cometeu discriminação. Não há confirmação se o caso foi levado à frente.

Beijo gay

A polêmica do beijo de Sheik veio à tona quando o atacante corintiano, que se declara heterossexual, postou em 18 de agosto de 2013 no seu perfil, no Instagram, a imagem dele beijando o amigo Isaac Azar, dono do restaurante Paris 6, nos Jardins.

Em protesto, cinco torcedores da Camisa 12 foram à frente do Centro de Treinamentos Joaquim Grava e exibiram faixas contrárias ao beijo de Sheik em Azar. Os torcedores teriam ameaçado o jogador jogador por causa do ‘selinho’, exigindo que ele se desculpasse e se retratasse publicamente pelo beijo gay.

Ao publicar a imagem, Sheik informou na web que tinha o objetivo de se manifestar contra o preconceito e homofobia. "Tem que ser muito valente para celebrar a amizade sem medo do que os preconceituosos vão dizer", escreveu como legenda da imagem. A foto foi tirada após a vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, no Pacaembu.

Sheik participou da campanha mais importante da história do Corinthians: as conquistas da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012.