Bolsonaro pediu para ministra representar a agricultura no encontro

Tereza Cristina "falta" Showtec e se encontra com presidente argentino
Tereza Cristina e ministros de Bolsonaro durante reunião com presidente da Argentina / Foto: Agência Brasil

Ministra da Agricultura do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Tereza Cristina (DEM), não compareceu à feira de tecnologia Showtec que ocorre em Maracaju nesta quarta-feira (16). A vinda da ministra ao Estado estava programada, mas devido a visita do presidente da Argentina, Maurício Macri ao Brasil, ela teve que desfazer o compromisso. De acordo com declaração do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), Bolsonaro pediu para que a ministra ficasse em Brasília para receber o presidente da Argentina e o ministro da Agricultura do país vizinho.

A ministra disse, em entrevista ao Estadão que, no encontro, foi tratado somente sobre um novo olhar para o Mercosul.

LÁCTEOS

De acordo com o Canal Rural, há uma expectativa do setor lácteo de que tenha sido tratado uma possível cota de importação de produtos. Nesta quinta-feira, dia 17, o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Alexandre Guerra, vai se reunir com Tereza Cristina para pedir a criação de cotas de importações mensais da Argentina e Uruguai que deem previsibilidade do volume que chegará ao Brasil.

A entidade também espera que o governo realize compras de leite em pó, a fim de aliviar a pressão do mercado interno, e que crie um programa de incentivo à exportação de lácteos.