Ministra cancelou participação para acompanhar visita do presidente da Argentina em Brasília

 Tereza Cristina envia secretário para representar Ministério da Agricultura no Showtec
Tereza Cristina durante a abertura do Showtec em 2018. / Foto: Divulgação/Famasul

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), cancelou sua participação, nesta quarta-feira (16), na abertura do Showtec 2019, considerado o maior o maior evento do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Em seu lugar, virá o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo.

No mesmo dia, conforme sua assessoria, Tereza acompanha a agenda de visita do presidente da Argentina, Mauricio Macri, ao Brasil para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Também estará em Brasília uma comitiva de cinco ministros argentinos, entre eles o de Agricultura.

A reunião deve incluir uma pauta que se estende de temas bilaterais e Mercosul (bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, uma vez que Venezuela está temporariamente suspensa) às preocupações regionais com a Venezuela e Nicarágua.

Enquanto isso, o Showtec ocorre na sede da Fundação MS, em Maracaju, a 160 km de Campo Grande, entre os dias 16 e 18 de janeiro. A feira conta com mais de 100 expositores, mostras de tecnologias, maquinários agrícolas, painéis e espaços para realização de negócios. A expectativa de público é de 16 mil visitantes.

Neste ano, a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento”. Os participantes poderão conhecer o Guia Prático de Altas Produtividades, uma estação para apresentação prática de tecnologias, criada pela Fundação MS para levar ao público tecnologias de manejo de solo, proteção de plantas e fitotecnia, que influenciam as altas produtividades de soja e milho no Estado.

Outra novidade é a criação de uma trincheira com mais de 20 metros de comprimento, onde serão demonstrados aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. Temas como o uso de drones no agronegócio, sucessão familiar e a gestão da propriedade rural serão discutidos. Haverá uma vitrine de tecnologias hortifruti, instalada pela Fundação MS em parceria com o Senar/MS para expor os materiais disponíveis no mercado que favoreçam a produção de hortaliças.