Situação é grave e o governo federal precisa agir rápido, diz senadora em vídeo publicado nas redes sociais

Tereza Cristina diz que Brasil demora em negociar com os EUA e cita seção 301
Situação é grave e o governo federal precisa agir rápido, diz senadora em vídeo publicado nas redes sociais / Foto: Jefferson Rudy, Agência Senado

A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP) afirmou que o Brasil demora em negociar com os Estados Unidos e a situação está cada vez mais difícil, segundo ela, pois, Donald Trump, presidente norte-americano, abriu investigação pela Seção 301.

A Seção 301 faz parte da Lei Comercial dos EUA, criada em 1974, e é usada para responder ao que o governo norte-americano classifica como “práticas injustificáveis, irracionais ou discriminatórias de governo estrangeiros”.

Em vídeo postado nas redes sociais, a senadora diz que a agora não são apenas as tarifas de 50%, mas uma investigação comercial mais ampla. “O Governo Federal está demorando demais para ir à mesa de negociação. Já deveria ter enviado alguém do primeiro escalão, com poder de decisão, para mostrar aos americanos a realidade: este é um jogo onde todos perdem”.

Entre os riscos citados pela senadora, está o desemprego com frigoríficos anunciando fechamento, indústrias com diminuição de produção e prejuízos com perdas de produtos perecíveis.

Tereza cita que achar novos países para exportação não é algo simples. “Não é algo que estamos os dedos e conseguimos. A preocupação é grande e situação é grave”.

A Seção 301 foi inspiração para criação da Lei de Reciprocidade.