A ministra fez a afirmação em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (02).

Tereza Cristina afirma que preço dos alimentos vão aumentar no Brasil
ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. / Foto: Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que os preços dos alimentos vão subir no Braisl, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia. A ministra fez a afirmação em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (02).

'Isso tudo depende, se a guerra acaba hoje ou amanhã, é um impacto. Se ela continuar por muito tempo, é outro. A gente tem que diminuir esses impactos. Achar alternativas de ter fornecimento, abastecimento. O preço é o mercado, o trigo subiu nas alturas por quê? Porque a Ucrânia é um grande produtor de trigo, então influencia no mercado global'.

'O preço, a gente acha que terá uma alta sim, quanto? A soja já subiu, já caiu um pouco, o milho já subiu, já caiu um pouco. Isso é uma commodity. A gente tem que acompanhar e diminuir os impactos que poderão ter.', relatou, publicou o site Correio Braziliense.

Já sobre fertilizantes, a ministra afirmou que o setor privado confirmou 'estoque de passagem para chegar até a próxima safra, em outubro' e que articula a exportação com outros países produtores de potássio como o Irã, Arábia Saudita e Canadá, país no qual desembarcará no próximo dia 12. E emendou que a safra atual já foi plantada, e os insumos, utilizados.