Desde 28 de maio, o ponto de apoio acolheu 648 pessoas para pernoitar e distribuiu 936 marmitas

Temperatura sobe e Prefeitura desativa abrigo do Parque Ayrton Senna
Desde 28 de maio, o ponto de apoio acolheu 648 pessoas para pernoitar e distribuiu 936 marmitas / Foto: (Divulgação, SAS)

A Prefeitura de Campo Grande desativou nesta sexta-feira (4) o abrigo a pessoas em situação de rua instalado no Parque Ayrton Senna. A justificativa é o aumento das temperaturas, previsto para este final de semana. Desde 28 de maio, a ação acolheu 648 pessoas para pernoitar e distribuiu 936 marmitas.

A prefeitura explica que ativação do ponto segue parâmetros técnicos, que definem o funcionamento do serviço sempre que a previsão indicar mínimas iguais ou inferiores a 12°C. Entre sexta (4) e segunda-feira (7), o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) prevê mínimas de 13 a 15°C e máximas de 24 a 26°C na Capital.

De quinta para sexta-feira, 60 pessoas em situação de rua dormiram no local e outras 15 foram encaminhadas para outras unidades de acolhimento pelo Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social). O Ponto de Apoio havia sido reativado na última segunda-feira (30), devido à onda de frio que atingiu Campo Grande esta semana. Na madrugada daquele dia, os termômetros registraram 12°C, com sensação térmica de 9°C.

Ponto de apoio
Quando está funcionando, o atendimento noturno no Parque Ayrton Senna oferece colchão, alimentação, agasalhos e cobertas das 18h às 6h para pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, as equipes também preparam a estrutura para garantir o acolhimento de pets que acompanham essa população. No local, os animaizinhos recebem ração, coleiras e água.

A ação faz parte do projeto Inverno Acolhedor e busca oferecer suporte às pessoas que, por diferentes motivos, recusam os acolhimentos institucionais da SAS. A população pode colaborar informando sobre pessoas em situação de vulnerabilidade expostas ao frio por meio dos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469, além do 156.

Centro POP
Com o encerramento do Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna, a população em vulnerabilidade pode procurar o Centro POP, na Rua Joel Dibo, 255, Centro. O espaço oferece serviços essenciais a pessoas em situação de rua, operando de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

No Centro POP, os assistidos têm acesso a uma gama de serviços que visam promover sua dignidade e autonomia, como higiene pessoal, guarda de pertences, lavanderia, três refeições diárias e auxílio na regularização de documentos pessoais.