Documento irá poupar papel e diminuir burocracia, diz governo.

Temer anuncia DNI, documento online que substitui CPF e título

O presidente Michel Temer (MDB) assinou nesta segunda-feira (5) um decreto que determina a criação de um documento nacional de identificação, batizado de DNI, que poderá ser utilizado digitalmente.

O DNI poderá substituir o título de eleitor, o CPF e as certidões de nascimento e de casamento, com validade para todo o território nacional.

Para obter o DNI, é necessário baixar o aplicativo, de mesmo nome, disponível para celulares e tablets, e se cadastrar no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) local, onde será registrada sua biometria.

Funcionários do Ministério do Planejamento e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já tiveram acesso à uma versão piloto do aplicativo nesta segunda-feira (5).

A intenção do governo é que a DNI já possa começar a ser utilizada em julho, quando todos os cidadãos brasileiros tiverem acesso ao aplicativo, que terá função integrada ao banco de dados do Brasil Cidadão.

Para Temer, a proposta reduz o consumo de papel e diminui a burocracia. “O documento também será sinônimo de segurança. Em um país com as dimensões do Brasil, a implementação é complexa”., disse.