A inclusão da modalidade no programa esportivo dos Jogos deve-se ao alinhamento da etapa estadual com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Taekwondo estreia nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
A modalidade estreia na etapa das individuais de 15 a 17 anos. / Foto: Divulgação

O taekwondo estará pela primeira vez nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. A modalidade estreia na etapa das individuais de 15 a 17 anos, que acontecerá neste fim de semana, dias 25 e 26 de setembro, em Campo Grande.

A inclusão da modalidade no programa esportivo dos Jogos deve-se ao alinhamento da etapa estadual com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). As entidades, que realizam respectivamente os Jogos da Juventude (15 a 17 anos) e Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s – 12 a 14 anos), adicionaram a arte marcial nas competições nacionais, ainda em 2020.

“Mato Grosso do Sul sai ganhando com a inclusão do taekwondo nos Jogos Escolares, porque é um esporte que somos muito fortes e com tradição, contando com atletas e técnicos de talento. É uma modalidade que entra para somar e dar oportunidades a mais crianças e jovens no estado”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTkdMS) e técnico, Fábio Costa, valoriza a inserção da modalidade, especialmente para taekwondistas iniciantes. “Para nós do taekwondo é fantástico, algo que queríamos muito. Alguns professores ainda não entendem a realidade desse evento, que é enorme e interessante a todo praticante que está iniciando. Estamos muito felizes e realizados por agora fazer parte”.

As disputas nos Jogos Escolares da Juventude da Juventude de MS – 15 a 17 anos acontecem neste sábado (25) apenas pela manhã, das 8 às 12 horas, na Academia Fábio Costa de Taekwondo, na capital. Vão participar das lutas atletas de Campo Grande e Três Lagoas, no masculino e feminino. Vale lembrar que a competição nesta faixa etária não serve de seletiva estadual, já que o COB cancelou, em agosto, a etapa nacional, os Jogos da Juventude 2021.

Preparação para os JEB’s

Por outro lado, a preparação visando os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) segue a todo vapor. A seleção estadual, indicada pela FTkdMS, treina em ritmo intenso para o evento, que acontecerá de 29 de outubro a 5 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ).

“A preparação tem sido feita todo final de semana. A gente diversifica o local de treinamento e os técnicos que estarão atuando no evento nacional comandam essas atividades. Para dar ritmo, volume e fazer com que os atletas evoluam ainda mais, a gente está chamando também a equipe júnior para participar do evento. Embora eles não tenham evento nacional para participar, estão treinando e isso dá ritmo aos atletas da categoria cadete, de 12 a 14 anos”, frisa Fábio Costa.

Apesar da estreia nos jogos nacionais, Costa está confiante em relação ao desempenho do taekwondo sul-mato-grossense na Cidade Maravilhosa. “Temos ótimas expectativas para o evento, os atletas vêm evoluindo bastante, porém nós não sabemos muito como funciona o campeonato escolar e que nível de atletas a gente vai encontrar na etapa nacional. A princípio, vemos que os atletas estão rendendo, com muita dedicação, comparecendo aos treinamentos e evoluindo dia a dia. Então, nós temos uma expectativa muito positiva para participação deles nos JEB’s”, finaliza o presidente da FTkdMS.