Operação internacional bloqueou 334 sites e 94 aplicativos.

Sul-mato-grossenses eram principais administradores de rede criminosa de pirataria

São de Mato Grosso do Sul os principais administradores da rede criminosa alvo de operação contra crimes cibernético e de pirataria, realizada nesta quinta-feira (8), a nível internacional. A operação em Campo Grande cumpriu mandado em dois locais e um programador de 23 anos foi encaminhado para a delegacia.

Conforme a delegada Ana Cláudia Medina, titular do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), em Mato Grosso do sul estavam os principais administradores da rede criminosa. Os investigados são especializados em violação e disponibilização de conteúdo, sem autorização dos titulares de direito.

Os conteúdos então eram distribuídos entre produtores, criadores, diretores e outros detentores de direitos autorais, fornecendo acessos gratuitos a conteúdos disponibilizados a assinantes. Também ocorriam serviços pagos e propagandas, além de aplicativos a serem baixados e exigência de dados dos interessados no acesso, que permitia enriquecimento ilícito com a prática do crime.

Os montantes estimados apontam lucro indevido mensal de aproximadamente 150 mil dólares por mês, com perspectiva de lucro indevido, variando em R$ 9,7 milhões ao ano no Brasil. A operação envolveu Brasil, Reino Unido e Estados Unidos e 9 estados brasileiros. São eles Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Foram 11 mandados de busca e apreensão cumpridos em território nacional, dos quais dois em Campo Grande. Também foi feito bloqueio de 334 sites e de 94 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, transferindo o controle dos domínios de sites específicos e bloqueando os acessos, desindexando os conteúdos em mecanismos de busca e ainda removendo perfis e páginas em redes sociais.

Operação 404
O nome da ação faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível. Isso corresponde ao principal objetivo da operação, que é o de tornar indisponíveis acessos, serviços, enriquecimento ilícito por meio de violação de direitos autorais e que geralmente desencadeiam diversas modalidades criminosas graves com o uso da internet de maneira ilegal e criminosa.