A competição acontece entre os dias 14 e 22 de maio, na Normandia, região localizada no Noroeste da França.

Sul-mato-grossense representa o Brasil no maior evento escolar do mundo
Larissa Barros é a única sul-mato-grossense da lista e disputará na categoria até 57 kg. / Foto: Arquivo/Fundesporte

A Gymnasiade 2022, maior evento esportivo escolar do mundo, terá a participação de duas sul-mato-grossenses no judô paralímpico: a atleta Larissa Barros de Oliveira, contemplada pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Estado, e a técnica desportiva da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Anne Talitha Silva. A competição acontece entre os dias 14 e 22 de maio, na Normandia, região localizada no Noroeste da França. 

Esta é a primeira vez que o evento contará com modalidades paralímpicas, para estudantes-atletas de 16 a 18 anos. A delegação brasileira, convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) junto à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), conta com 27 esportistas paralímpicos. 

Larissa Barros é a única sul-mato-grossense da lista e disputará na categoria até 57 quilogramas (kg). A judoca representa o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac), de Campo Grande, e coleciona participação em inúmeras competições, entre elas as Paralimpíadas Escolares, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar, organizado anualmente pelo CPB.

A paratleta de 16 anos nasceu com má formação congênita nos olhos e conheceu o judô há quatro anos. Para ela, conhecer a França e disputar a Gymnasiade é um sonho. “Quando soube dessa convocação, quase não acreditei. É uma oportunidade única, eu e minha família ficamos muito felizes”, diz.