Suicídio é tema de curta-metragem gravado de maneira independente em Campo Grande
Camila Scheneider vive Jade, uma mulher que entra em depressão após a morte do marido. / Foto: Divulgação

Mais uma vez, o suicídio invade o cinema para trazer uma reflexão às pessoas. Desmistificando o tema que, por muitas vezes é, considerado incomunicável pelas grandes mídias, o audiovisual resolve vir e explorar com ênfase, sempre em grandes histórias.

Por 27 minutos, o curta-metragem ‘Cortes’, do diretor Roberto Leite conta a história de Jade, que inicia um pré-suicídio logo depois de perder o marido e entrar em depressão.  O filme tem toda uma trilha musical especial, justamente para trazer a emoção sem precisar de palavras.

Para o diretor do filme, o roteiro do curta calhou com partes de sua vida. “Tinha vários roteiros selecionados, mas no fim do ano passado meu irmão começou a dar sinais de depressão, tive a inspiração da história de uma menina que comete suicídio e, me lembrei de um amigo de infância que tinha cometido suicídio...e , em Campo Grande também, vários noticiários sobre o tema...fiquei chocado e percebi a precisão de falar disso”, explica o diretor, que diz ter trabalhado o assunto de uma forma delicada e poética, para que quem assista, possa sentir a agonia, desespero mas também, o alívio.

O ator campo-grandense Filipe Silveira vive Léo, um grande amigo e que tenta amparar Jade, que é vivida por Camila Schneider. Em entrevista ao MidiaMAIS, o ator Filipe disse que fazer um curta abordando o tema, é uma maneira bacana de contar uma história sem ser piegas, assim como a depressão, que pode vir a levar o ser humano a vários lugares.

“Já fiz dois filmes com temas complicados, e agora mais esse que é um tabu, porque a sociedade trata de forma negativa e como punitiva, por conta da religião; é um tema que tem que se refletir e a arte está ai, para promover este debate de forma lúdica”, avalia.

Filmado em Campo Grande, ‘Cortes’ foi produzido de maneira independente, pela Zion Filmes. O filme será exibido em apenas uma sessão nesta terça-feira (19), às 21 horas no cinema UCI, do Shopping Bosque dos Ipês.

“Só tenho a agradecer e estamos bem orgulhosos da qualidade do filme que nasceu de várias formas, principalmente deste tema, que ficou bem atual, uma vez que Campo Grande teve altos índices noticiados nos últimos tempos”, ressalta Filipe.

O diretor Roberto Leite ficou conhecido ao participar do Festival de Cannes, com o curta-metragem ‘O Florista’. ‘Cortes’ também já fez sua estreia internacional em maio, no Festival de Miami, nos EUA, e está inscrito em outros 15 festivais.