A Sony Corp vai atrasar as vendas do console de videogame PlayStation 4 na China, inicialmente prevista para 11 de janeiro, devido a "vários fatores", disse a empresa em um comunicado nesta quinta-feira.

A divisão Computer Entertainment da Sony disse que uma nova data de venda ainda não foi definida, mas uma fonte da empresa na China afirmou à Reuters que as negociações prolongadas com as autoridades chinesas fazem parte da razão para o atraso.

O lançamento teria marcado a entrada do PlayStation na China pela primeira vez em um momento em que a deficitária Sony conta mais com seu negócio de jogos para compensar parcialmente a fraqueza em sua divisão de dispositivos móveis.

Pequim suspendeu a proibição de 14 anos a consoles de jogos estrangeiros no ano passado, abrindo caminho para a rival da Sony, Microsoft, lançar sua mais nova geração do Xbox na China em setembro.

Apesar de ser o terceiro maior mercado de jogos do mundo, onde as receitas com games chegaram a 15 bilhões de dólares no ano passado, analistas dizem que a China pode ser um mercado duro para as fabricantes de consoles, uma vez que rígidas regras de censura, que impedem a venda de muitos jogos populares, poderiam tornar os consoles menos atraente para jogadores.