É preciso estar atento aos informes oficiais da prefeitura para verificar a disponibilidade de doses, porque a procura nesta segunda-feira (12) foi grande.

A baixa de nove anos na faixa etária para vacinação contra a Covid-19 em Dourados, estabelecida no fim de semana passado pela Secretaria Municipal de Saúde, surpreendeu e de certa forma aliviou a população mais jovem que estava ansiosa para ser alcançada pela campanha de imunização.
A primeira dose do imunizante está disponível para pessoas a partir de 29 anos completos. Esta semana, enquanto durar o estoque do Núcleo Municipal de Imunização, o atendimento a esse público acontece nos postos do Altos do Indaiá, Vila Rosa, Parque do Lago II e Parque das Nações I. Das 13h às 17h. É preciso estar atento aos informes oficiais da prefeitura para verificar a disponibilidade de doses, porque a procura nesta segunda-feira (12) foi grande.
A reportagem do Dourados News esteve na unidade básica de saúde do Altos do Indaiá, onde uma fila se formou e houve a distribuição de 200 senhas.
Profissional de marketing, Juliano Rosa da Silva, de 33 anos, era um dos que aguardavam para receber a dose 1.
“Me surpreendeu, achava que somente iria conseguir vacinar lá para o fim do ano. Foi uma surpresa boa. Tenho certeza que quanto mais a vacinação avançar, mais a gente está perto de uma vida um pouco mais normal”, disse ele, que confessou estar ansioso para ser imunizado.
A cozinheira Camila do Nascimento, de 31 anos, estava acompanhada do esposo, de 32. Os dois foram o mais rápido possível até a unidade de saúde para conseguir receber a primeira dose. Ela trabalha lidando diretamente com o público e apesar de garantir tomar cuidados individuais de biossegurança, disse se sentir aliviada com a vacina.
“Foi um alívio essa faixa etária baixar rápido, eu já estava esperando ansiosa. Na minha profissão inevitavelmente eu tenho contato com bastante gente. Essa pandemia me assusta muito, mantenho minha rotina, mas com o pé atrás. Para me cuidar no dia a dia eu uso álcool em gel, sempre lavo as mãos, fico usando máscara. Mas, com certeza com a vacina eu vou me sentir mais segura. Para quem não quer se vacinar, essas pessoas têm que repensar e se cuidar, pensar no próximo também né. É preciso com certeza ter essa consciência”, alertou Camila.
Também na fila, o pesquisador Salvio Napoleao Soares Arcoverde, de 35 anos, foi mais um a falar sobre o alívio da baixa de certa forma ‘rápida’ na faixa etária da campanha de imunização.
“Me sinto aliviado, achei que iria demorar um pouco mais. Na minha família a maioria das pessoas já vacinou, mas por idade. Acredito que com o avanço da vacinação estamos mais perto de retomar a vida como antes, mas os cuidados precisam continuar”.
Sobre quem ainda tem medo de vacina ou quer escolher fabricante, ele foi enfático.
“A essa altura do campeonato acredito que a situação é muito grave da pandemia, então temos que tentar deixar alguns medos e obstáculos para sair dessa situação. Não me importa qual vacina vou tomar. Qualquer uma que vier nesse momento está bom e é importante”.
Vacinômetro
Somente na ação do drive-thru realizada no fim de semana, mais de duas mil pessoas na faixa etária a partir de 29 anos foram vacinadas com dose 1 em Dourados.
Conforme destacou ontem (12) o Dourados News (confira aqui), dados do Vacinômetro da SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) atualizados nesta segunda-feira (12) indicam que a cada cinco douradenses, um já concluiu o ciclo de imunização contra o novo coronavírus, a maior parte com duas doses e em menor quantidade com a dose única da Janssen.
Um total de 153.489 doses já foram aplicadas na população local. Em todo o Estado, 1.254.869 habitantes receberam a primeira dose, 193.048 a dose única e 552.487 as duas doses.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!