Soja Brasil celebra fim de safra recorde em programação transmitida ao vivo em Maracaju

O evento de encerramento da safra 2015/2016, o Soja Brasil, promovido pelo Canal Rural em Maracaju, sudoeste do Estado, reuniu cerca de 400 pessoas entre produtores rurais, profissionais do segmento agropecuário e pesquisadores na noite de ontem (7).

Autoridades também marcaram presença, entre esses, o prefeito da cidade, Maurilio Ferreira Azambuja, que enalteceu a importância do evento para a cidade. Juliano Schmaedecke, produtor rural e anfitrião, como presidente do Sindicato Rural do município, citou a força do agronegócio de Maracaju e elogiou a dedicação dos produtores rurais da região, que tem superado dificuldades e apresentado produção positiva.

Para Christiano Bortolotto, os números da safra 2015/2016 surpreendem e apontam para o potencial do Estado. “Nos últimos cinco anos, a área plantada de soja em Mato Grosso do Sul evoluiu 40%, um crescimento que resultou em safra recorde de 7,5 em área de 2,5 milhões de hectares, mesmo com todas as adversidades que tivemos devido às condições climáticas”, afirmou.

Já o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Luís Alberto Moraes Novaes, frisou a necessidade de que o produtor tenha perfil empreendedor. "O momento não é do grande, nem do pequeno e, sim, dos eficientes", avaliou.

Reconhecimento 

Além disso, tanto o Luís Alberto, quanto Bortolotto, ressaltaram o papel de destaque das instituições de pesquisa do Estado que, além de abrigar três unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), conta ainda com as pesquisas desenvolvidas pela Fundação MS e Fundação Chapadão.

Ainda durante a abertura, o secretário Fernando Mendes Lamas, da Secretaria Estadual de Produção e Agricultura Familiar, também participou do evento e representou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e falou sobre a necessidade de expandir o conhecimento.

“Hoje, nós precisamos, mais do que nunca, da terra, de capital e do trabalho, mas também do conhecimento. Tao importante quando semente, máquina e outros insumos, o conhecimento é um insumo da maior relevância”, destacou.

O evento também representou o encerramento da gestão de Almir Dalpasquale no comando da Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja). Emocionado, o presidente da entidade agradeceu os produtores e parceiros. “Quando assumi eu tinha uma missão, e um dos principais projetos que eu toquei na entidade foi o Soja Brasil, que trouxe conhecimento e inovação”, afirmou Dalpasquale. Devido à função e aos projetos dos quais participou, pode conhecer mais da realidade brasileira. "Viajei por todo o País, estive em alguns rincões do Brasil e sempre fui muito bem recebido pelos produtores", finalizou.

O evento ainda contou com palestras, interação com o público, premiações, transmissão pelo Canal Rural e, ainda, apresentação do músico Rodrigo Freitas, do interior de São Paulo. Os certificados de participação no fórum estarão disponíveis a partir de segunda-feira (11) no site: gatheros.com/evento/forum_encerramento_soja_brasil_safra_2015_2016/.