Confira todos os documentos necessários e os passos para se candidatar no SiSU 2019. Mas não demore, pois o processo seletivo vai de 22 a 25 de janeiro!

SiSU 2019: saiba como se inscrever

Chegou a hora de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada — o SiSU 2019! O processo seletivo garante vagas para instituições de ensino superior público. Por isso, é um passo muito importante na vida de um estudante em fase pré-vestibular.

Para te ajudar a ter sucesso nessa etapa, fizemos aqui uma lista dos documentos necessários para participar e sobre tudo o que você deve saber sobre a seleção. Mas não demore, pois o processo vai de 22 a 25 de janeiro – e atenção, porque a próxima oportunidade é só no segundo semestre. Veja a seguir como funciona.

O que é o SiSU?
O SiSU é o sistema informatizado criado pelo MEC (Ministério da Educação). Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para estudantes participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, você já pode conseguir uma vaga em cursos sem a necessidade de fazer uma prova.

Quem pode se inscrever?
Os cadastros se restringem aos candidatos que atenderem a estes dois requisitos: ter feito o Enem 2018 e receber uma nota maior que zero na redação dessa mesma prova.

Como se inscrever
Para se candidatar, é simples. Basta acessar o site do SiSU e fazer o login com o seu número de inscrição do Enem e a senha. Contudo, caso não se lembre, é só acessar o site do Enem para recuperar esses dados.

A inscrição no SiSU 2019 não tem custo, portanto é totalmente gratuita. E lembre-se: o cadastro é feito exclusivamente no site do sistema. Isso mesmo, não existe outra maneira. Sendo assim, desconfie de sites ou anúncios que prometem fazer por outro meio.

A inscrição para o SiSU 2019 é gratuita e começa no dia 22 de janeiro.
Escolha do curso
Após efetuar o login no sistema do SiSU, é possível escolher até dois cursos para se candidatar. Para isso, basta fazer a pesquisa do curso pretendido e confirmar a 1ª e a 2ª opção, por ordem de prioridade.

Entretanto, tenha atenção, uma vez que algumas instituições fixam notas mínimas para determinados cursos. Dessa forma, no ato da inscrição, caso sua nota não seja suficiente, o sistema mostrará um aviso com esta informação.

Modalidade
Depois de escolher o curso, é preciso então optar por qual modalidade você vai concorrer às vagas. São três opções: ampla concorrência (inscrição normal), lei de Cotas (lei nº 12.711/2012) ou políticas afirmativas das instituições. Contudo, a última opção não está presente para todos os cursos, pois somente algumas instituições disponibilizam essa alternativa.

Vale lembrar que, durante a convocação regular, você estará concorrendo somente com estudantes que tenham feito a mesma opção que você. Então, o sistema seleciona os candidatos que obtiveram as melhores notas do Enem 2018.

Classificação parcial e mudança de curso
De 23 (um dia após a abertura) até 25 de janeiro, o sistema divulga as notas de corte e você pode conferir a sua classificação parcial. Portanto, é possível acompanhar as atualizações e calcular suas chances de ser aprovado.

Se arrependeu e quer mudar o curso? Sem problema. O SiSU permite alterar a opção quantas vezes desejar – enquanto o prazo estiver aberto. Assim, você pode aumentar as chances de aprovação.

Não deixe para a última hora
Como o prazo para as inscrições é curto, organize-se e faça a sua com calma logo na abertura do calendário. Afinal, o site atende candidatos de todo o Brasil. Por isso, o acesso simultâneo e numeroso pode gerar instabilidade e queda no servidor. Para não passar nervoso, nem perder o prazo, a dica é planejamento!

Descubra as vagas disponíveis do SiSU 2019
Quer saber quais vagas estão disponíveis? Então confira a listagem completa no site do SiSU. Lá é possível fazer a pesquisa por curso, instituição ou município.

Descubra quais são as vagas disponíveis no SiSU 2019.
Boa sorte!
Não se esqueça de salvar (ou imprimir) o seu comprovante após finalizar o processo. Caso tenha dúvidas, dificuldades de acesso ou outros problemas, o MEC disponibiliza o atendimento por e-mail — é só acessar este link.

Acompanhe o SiSU 2019 pelo app
Para quem prefere acompanhar tudo pelo dispositivo móvel, o MEC disponibiliza o aplicativo do SiSU para o sistema iOS (tentamos baixar a versão Android, mas o aplicativo não estava disponível no site indicado pelo MEC). Além disso, com ele é possível acompanhar a nota de corte de até quatro cursos e receber notificações diárias.

O app do SiSU possibilita checar as notas de corte.
Também dá para pesquisar os cursos e descobrir o número de vagas para ampla concorrência e ações afirmativas. E o software ainda conta com a seção “Dever de Casa”, para te guiar em cada etapa do processo.

Vale ressaltar que o app serve exclusivamente para fazer consultas, pois a inscrição é feita somente no site do SiSU.

Atenção às datas!
Assim, para você não perder as datas e acompanhar tudo, fizemos o cronograma completo do SiSU 2019. Confira abaixo!

Período de inscrições – 22/01 a 25/01;
Resultado da chamada regular – 28/01;
Prazo para participar da lista de espera – 28/01 a 04/02;
Matrícula da chamada regular – 30/01 a 04/02*;
Início de convocação dos candidatos em lista de espera – 07/02.
*Importante: lembre-se de checar os dias, horários e locais de atendimento. Estas informações são definidas por cada instituição em edital próprio.