“Novas tecnologias, inovações e soluções para a indústria cerâmica”.

Sindicer vai levar empresários do Estado para evento nacional da indústria cerâmica no Paraná
/ Foto: Assessoria de Imprensa

Pelo menos 10 empresários de Mato Grosso do Sul devem participar do 48º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que será realizado de 23 a 25 de outubro deste ano, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, com o objetivo de promover troca de experiências, atualização das novas tecnologias e gerar novos negócios.

Na avaliação do presidente do Sindicer/MS (Sindicato das Indústrias de Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), Natel Moraes, que também é presidente da Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), o evento consolida a retomada do segmento em nível nacional.

“Esse já é o quarto mês consecutivo que fechamos com crescimento e o encontro nacional não poderia ser promovido em data melhor, pois todos estamos muito otimistas com os novos rumos da economia para o segmento da cerâmica”, afirmou o empresário.

Ainda conforme Natel Moraes, o 48º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha deverá reunir empresários de todo o Brasil, além do Paraguai, Argentina e Colômbia. “É uma oportunidade de trocarmos experiências e vermos como grandes empresas têm atuado com relação aos processos tecnológicos”, garantiu.

Expoanicer

Em uma área de 10.256,00 m², os participantes do 48º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha poderão entrar em contato com o que há de mais moderno no mercado. Mais de 40 marcas já confirmaram seus espaços, vindas de países como Brasil, Espanha, Itália, Alemanha e EUA, que prometem apresentar aos ceramistas as novidades em máquinas e equipamentos para o setor cerâmico.

Uma das ações mais aguardadas dentro da programação do Encontro Nacional, a Expoanicer, confirma-se como uma importante vitrine de inovação e tecnologia para os ceramistas que migram de todas as regiões do País para reciclar o seu conhecimento sobre o segmento e investir na modernização de suas fábricas. “A cada ano, incorporamos melhorias neste grandioso projeto, fruto das sugestões e comentários colhidos com os participantes e expositores ao longo de todo o processo, além de seguir tendências tecnológicas mundiais do segmento”, destacou Natel Moraes.

Ele completa que aproximadamente 40% dos ceramistas estão indo ao evento pela primeira vez. “Isso comprova que, além de uma importante ação de negócios, o encontro tem sido uma ferramenta de inclusão para inserir pequenas empresas de todas as regiões no palco principal das inovações tecnológicas e do conhecimento”, avaliou o presidente do Sindicer/MS e da Anicer.

Programação

Ao todo, o evento terá seis palestras e dois minicursos, coordenados por profissionais de diversas áreas de conhecimento que irão abordar temas relacionados ao setor cerâmico, entre eles: mercado, sistemas construtivos, Construção 4.0, tecnologia BIM, inovação em equipamentos, sustentabilidade, arquitetura e revolução digital.

No dia 23 de outubro, a palestra de abertura do evento será sobre “Novas tecnologias, inovações e soluções para a indústria cerâmica”, ministrada por três destacadas marcas de fornecedores de tecnologia cerâmica, a Sabo, a Natreb e a Duracer. Logo depois, a engenheira civil e consultora do programa É de Casa, da Globo, Iza Valadão, debate sobre “Soluções Sustentáveis para a construção”.

No dia 24 de outubro, com a arquiteta Flávia Maritan, uma construtora convidada e mediação do direto rde marketing da Anicer, Juan Carlos Germano, acontece o painel “Construção 4.0 e tecnologia BIM”. Na sequência, com o tema “Um novo olhar da arquitetura para os produtos cerâmicos”, o arquiteto e apresentador do programa Decora, da GNT, Maurício Arruda, conversa sobre as aplicações práticas dos produtos cerâmicos na arquitetura moderna. Depois, a Refratechnik apresenta o minicurso com tema “Queima de Cerâmica Vermelha”.

No dia 25 de outubro, a coordenadora de projetos estaduais para o setor da indústria no Sebrae Paraná, Adri Kalinowski, irá ministrar o tema “Revolução digital para a indústria da construção”. Seguida pelo painel “O mercado cerâmico no Brasil”, que será mediado pelo Diretor de Relações Institucionais da Anicer, Jorge Lopes e contará com os ceramistas Marcelo Tavares, Juan Carlos Germano, Cláudia Volpini, Constantino Frollini Neto e Luis Lima como debatedores. O minicurso “O aumento da eficiência produtiva”, com Antônio Carlos Pimenta, será na sequência.

No estande da Anicer, os participantes também poderão contar com mini palestras. Entre os temas confirmados, “Secagem” e “Adequação”, com consultoria técnica da Anicer e “Legalização emanutenção de jazidas de argila”, com o professor da IFRN, Otacílio Carvalho.

Visitas

As visitas técnicas serão realizadas na manhã do dia 25 de outubro. As empresas escolhidas foram Cerâmica Stein, fabricante de blocos e lajotas, localizada no município de Entre Rios do Oeste, r Cerâmica Havaí, fabricante de telhas, pisos e revestimentos, situada no município de Santa Helena. As visitas serão coordenadas e os ônibus partirão dos hotéis oficiais.

A Cerâmica Havaí conta com gestão familiar dos Strassburger, há mais de 50 anos. Seus representantes têm construído um negócio que exerce função transformadora, que faz a cerâmica desenvolver juntamente ao município de Santa Helena. Tendo como características principais a qualidade do produto e a solidez no mercado, a Havaí atende todo o Estado do Paraná, do Mato Grosso e de Santa Catarina.

Já a Cerâmica Stein, tem como missão produzir e comercializar revestimentos cerâmicos de qualidade que atendam aos requisitos de seus clientes e consumidores, assim como os previstos em regulamentos, por meio do desenvolvimento contínuo de seus processos e produtos, da constante qualificação de seus colaboradores, respeitando e preservando o meio ambiente.