Não será exigido pedido médico, apenas o acompanhamento de pais ou responsáveis.

SES autoriza crianças a serem vacinadas contra a Covid-19 em MS
Crianças de 05 a 11 anos poderão tomar a dose da vacina contra Covid-19. / Foto: Divulgação PMCG

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul - SES autorizou os municípios a realizarem a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, sem a necessidade do pedido médico.

Entretanto, a medida só valerá quando a vacinação for autorizada pelo Ministério da Saúde.

A Resolução foi aprovada nesta segunda-feira (27), após um reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reuniu os secretários municipais de saúde dos 79 municípios de MS, além de técnicos estaduais.

De acordo com o Secretario de Estado de Saúde, Geraldo Resende, todos os pontos de vacinação deverão analisar os grupos etários e qual o esquema vacinal aplicável no momento da aplicação da dose.

“No momento da aplicação será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. Os pais ou responsáveis deverão estar em mãos, além da carteira de vacinação, com a certidão de nascimento ou documento de identidade da criança”.

Mesmo com o reconhecimento do Ministério da Saúde quanto à segurança das vacinas em crianças, ainda não foi realizada a autorização pelo mesmo, apenas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

“Sabemos que a vacina a ser utilizada será a da Pfizer. Porém, terá uma dosagem e composição diferentes daquela que já é utilizada para os maiores de 12 anos e que será distribuída pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, temos 291.800 crianças que estão nesta faixa etária, aptas a se vacinarem”, explica o assessor militar na SES, Marcello Fraiha.

Vacina
A autorização da Anvisa aconteceu após uma análise técnica bastante criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório.

Segundo as informações divulgadas, a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer.

A formulação para esse público será de 0,2 mL, com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina terá tampa na cor roxa sendo aplicada em doses de 0,3 mL.