Usar o celular no trânsito pode render multa e 7 pontos na carteira

 Servidor da Agetran é flagrado no celular enquanto dirige no centro
/ Foto: Leitor/WhatsApp Midiamax

Apesar de ser uma infração, encontrar um motorista usando o celular no trânsito não é nada raro. Entretanto, o que chamou a atenção na manhã desta quarta-feira (6) foi o flagra de um servidor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) em uma ligação enquanto dirigia.

Segundo o leitor, que enviou a imagem do flagra para o Jornal Midiamax, o funcionário estava parado na faixa do meio da rua 13 de Maio, no centro de Campo Grande. A foto foi registrada por volta das 9 horas da manhã e deixou o motorista indignado. “Eles trabalham para punir no trânsito, seria ridículo se não fossem punidos. Eles podem dar a desculpa que estavam estacionados, mas estavam na pista do meio da via”, comentou.

Vale lembrar que é proibido utilizar o celular no trânsito, mesmo parado no semáforo. Em uma entrevista ao Jornal Midiamax, Ivar Custódio da Silva, agente de fiscalização de trânsito do Detran MS, explicou que o uso do celular no trânsito pode ser interpretado como infração gravíssima ou média pelo agente, como no caso de quem está ‘dando uma olhadinha’ e de quem está falando enquanto dirige.

De acordo com regulamentação de 2016, a maioria dos casos são interpretados como falta gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 239,47, apontou o agente de fiscalização. Então vale ressaltar: a infração não é somente quando o motorista está falando ao celular. Mexer, mandar WhatsApp e até ficar conferindo a hora podem render multa.

O Jornal Midiamax procurou a Agetran, que respondeu por meio da comunicação da Prefeitura que está levantando os fatos para que possa adotar as providências necessárias. Ainda não há informações sobre quais medidas poderiam ser tomadas neste caso.