Sensação da Copa ES de basquete, VilaVix vinga com projeto sustentável
VilaVix / Foto: Léo Silveira

Criada com a intenção de valorizar a prática esportiva e como uma forma de confraternização dos amantes do basquete, a Copa Espírito Santo também causando um novo efeito na comunidade local. Em um momento onde os tradicionais clubes do Estado perderam força, a competição promove o surgimento novas equipes, que um dia sonham em também se tornarem tradicionais.

Na edição 2016, um desses casos é o VilaVix. Formado a partir da união de um grupo de jogadoras com o funcionário público Murilo Coelho, o time é a sensação da categoria feminina, com quatro vitórias em quatro jogos. O gestor conta que foi a formação da equipe foi quase por acaso.

- O projeto do Vilavix surgiu quase que por acaso, mas o grupo de jogadoras já existia. A Priscila (Doelinger), uma das atletas, me pediu para arrumar uma quadra para elas jogarem. Então, eu não só me prontifiquei a ajudá-las como também abracei o projeto e captei patrocinadores - explicou Murilo Coelho.

Mesmo em meio à crise econômica nacional, o Vilavix conta com 13 anunciantes que mantêm o projeto em atividade. O gestor conta que, mesmo ainda sem receber salários, as meninas não precisam arcar com nenhuma despesa referente ao time.
 

- Quando eu levei o projeto para o primeiro patrocinador, a Century 21, logo eles se entusiasmaram. Depois fechamos com a Mafra. Então a partir daí dividimos em cotas e deu ânimo de correr atrás de mais patrocinadores. Quando chegamos ao cenário do basquete capixaba vimos que os times só se preocupavam com pagar as inscrições das jogadoras e a confecção dos uniformes. Por isso que o nosso projeto não coloca ônus para as atletas. Viagem, uniforme, alimentação... tudo isso é custeado pelos patrocinadores.

Futuro

O gestor Murilo Coelho afirma que a principal meta do Vilavix é solidificar o projeto, mas não descarta transformar o time em um clube.

- O nosso projeto é amador, mas tem uma gota de profissionalismo. A filosofia dentro do time é de ter a oportunidade de se divertir, de praticar o esporte, como o projeto da Guerreiras, da Avabes... Estamos ajudando a difundir pelo estado a ideia do basquete feminino. Mas, tudo acontece no momento certo. Quando idealizamos o Vilavix, foi para que disputasse apenas a Copa Espírito Santo. Hoje, o projeto é sustentável, mas eu penso num futuro transformá-lo em um clube.

Entre as seis equipes que disputam o torneio feminino da Copa Espírito Santo Santo de basquete, o Vilavix foi a primeira a garantir uma vaga nas semifinais, com quatro vitórias em quatro jogos. Sob o comando do técnico Gilmar Silva, o time aguarda o desfecho da primeira fase para saber quem será o seu adversário.