Senar/MS abre 200 vagas para curso EaD em bovinocultura de leite
A capacitação já foi oferecida presencialmente e agora será administrada pelo ensino à distância.

O curso de Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção em Bovinocultura de Leite qualificou 120 trabalhadores e estudantes no ano passado em Mato Grosso do Sul. Por ter sido uma formação muito procurada, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural passa agora a oferecer o curso na modalidade ensino à distância, conhecido como EaD. Com aulas semipresenciais, a qualificação abre inscrições para 200 vagas nos municípios de Campo Grande e Dourados, as quais serão preenchidas sem processo seletivo.   

As inscrições do curso, oferecido por meio do Pronatec Agro - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, serão realizadas a partir desta quarta-feira (18) no site www.senarms.org.br. O público alvo serão técnicos e tecnólogos em agropecuária, acadêmicos e graduados em ciências agrárias, além de trabalhadores do setor. O curso é gratuito e está previsto para iniciar em 14 de dezembro, com aulas até maio de 2016. O objetivo é formar profissionais para atender a demanda nacional em assistência técnica e gerencial.

Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a oferta do curso em nova formatação demonstra o êxito da parceria firmada com o MEC – Ministério da Educação. “Os cursos do Pronatec cumprem um papel social e de formação entre trabalhadores e comunidades rurais, favorecendo a geração de mão de obra qualificada, um gargalo para o setor produtivo”, argumenta.

O médico veterinário, Diego Abes Xavier, participou do planejamento pedagógico do Pronatec Agro EaD e destaca o objetivo de alcançar maior número de alunos. “Apesar de recentes no setor agropecuário, os cursos à distância oferecem oportunidade para que os interessados em se capacitar possam participar, sem prejudicar os afazeres diários. No entanto, diferente da sala de aula, onde o conteúdo é apresentado e discutido com os colegas, no EaD o aluno terá que se dedicar mais e criar uma rotina de estudo”, orienta.

O agrônomo Marion Henry Dantas, contratado em maio para dar assistência técnica no programa Hortifruti Legal e ABC Cerrado, do Senar/MS, é um dos egressos dos cursos da instituição. “Quando iniciei o último ano de faculdade cheguei a mandar currículo, mas o que definiu minha contratação foi participar do Pronatec Agro em ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. Aprendi muito com as aulas práticas e as dicas do professor Marcondes”, relembra.

Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, existe a perspectiva de que mais opções sejam oferecidas a partir de 2016. “Iniciamos o piloto com bovinocultura de leite que deve finalizar em maio do ano que vem. A partir dos resultados e avaliação conjunta do Senar e o demandante (Mapa), avaliaremos a abertura de turmas para bovinocultura de corte e ILPF”, confia.

Serviço:

O quê: curso de Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção em Bovinocultura de Leite

Como: Em EaD, com aulas semipresenciais

Onde: Em Campo Grande e Dourados

Inscrições: a partir de 18/11, no site www.senar.org.br