No estado, são previstas temperaturas mínimas entre 20/24°C e máximas de até 34°C.

Semana será marcada por calor e pancadas de chuvas isoladas em Mato Grosso do Sul
Entre os dias 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2023, são esperados acumulados de chuvas acima de 100 mm em grande parte do estado. Por outro lado, na região oeste, esperam-se apenas 60 mm de chuvas. / Foto: Marcelo Victor

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo do Clima do Estado de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a semana será marcada por calor e pancadas de chuvas isoladas no Estado.

O boletim meteorológico foi divulgado nesta segunda-feira (16).

Conforme o Cemtec, a previsão indica que a semana começa com sol e variação de nebulosidade, com probabilidade de pancadas de chuvas isoladas de intensidade fraca e moderada.

De forma pontual, as chuvas podem ser mais intensas com tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

“É uma situação típica de verão, com disponibilidade de calor e umidade, as chuvas e tempestades tendem a ocorrer, preferencialmente, no período da tarde quando o aquecimento diurno é mais pronunciado”, informa o boletim.

Além disso, o informativo indica que outra condição típica de verão são as chuvas irregulares, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não.

As instabilidades atmosféricas ocorrem devido a combinação de calor e disponibilidade de umidade.

No estado, são previstas temperaturas mínimas entre 20/24°C e máximas de até 34°C.

As temperaturas mais altas são esperadas para as regiões do bolsão e sudoeste do estado, enquanto que as menores são esperadas para a região sul.

Campo Grande terá mínima de 21º e  máxima de 30º, nesta segunda-feira (16).

Nesta semana, na Capital, são esperadas mínimas entre 21/22°C e máximas de até 30°C.

Os ventos podem ter rajadas entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem atingir velocidade acima de 50 km/h.

Na manhã desta segunda-feira (16), a Defesa Civil divulgou um alerta de chuvas isoladas em Campo Grande: "evite áreas alagadas. Risco de queda de galhos de árvores devido aos ventos intensos".

As temperaturas mais altas do estado são esperadas nas regiões do Pantanal, com variação da mínima entre 22º e 24º, máxima de 29º a 34º, já na Sudoeste, a mínima fica na casa dos 22º e máxima 34º.

Quanto às chuvas, são esperados acumulados acima de 100 mm em grande parte do estado, entre os dias 16 de janeiro e 01 de fevereiro.

Além disso, os maiores acumulados são previstos para as regiões centro-norte e do bolsão sul-mato-grossense, com valores acima da casa dos 150 mm.