Os equipamentos estavam instalados em três cruzamentos da avenida Marcelino Pires e não há previsão de voltaram a ser ativados em Dourados.

Sem radar há 6 meses, número de multas cai 13%: 55 mil contra 64 mil ano passado
Os radares estavam instalados em três cruzamentos da avenida Marcelino Pires, a principal de Dourados, e foram retirados quando venceu contrato entre a prefeitura e Detran/MS, sobre a operacionalização dos equipamentos na cidade. / Foto: Hedio Fazan

Com radares desativados desde o final de janeiro deste ano, o número de multas em Dourados caiu 13,6%, aponta estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De janeiro até anteontem, foram registradas 55.634 autuações na cidade contra 64.412 no mesmo período do ano passado.

Os radares estavam instalados em três cruzamentos da avenida Marcelino Pires, a principal de Dourados, e foram retirados quando venceu contrato entre a prefeitura e Detran/MS, sobre a operacionalização dos equipamentos na cidade.

Aproveitando o encerramento de contrato, a prefeitura pediu para o Detran remover os equipamentos, de forma a atender a Lei Municipal Nº 4.128 de 2017, que proíbe a instalação de fotossensores em semáforos. De autoria do vereador Júnior ROdrigues, a lei foi sancionada pela prefeita Délia Razuk em outubro no ano passado e prevê que os equipamentos só podem ser colocados no meio de quarteirões.

Implantados em dezembro de 2016, durante pouco mais de um ano de funcionamento, os radares fizeram com que o número de infrações aplicadas a condutores mais que dobrasse. As principais infrações ocorreram e ainda ocorrem por excesso de velocidade. Os pardais, como também são conhecidos, multavam quem excedesse a velocidade de 50km/h.

Transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% liderou o número de autuações de janeiro até anteontem. Ao todo, 23.307 multas foram aplicadas. Em segundo lugar, com 6.242 autuações, aparecem aqueles que excederam a máxima em mais de 20% e até 50% da velocidade. Já em terceiro, com 4.980 multas, está a infração do condutor que deixou de usar o cinto de segurança.

Muitos motoristas foram multados por deixar de efetuar o registro do veículo em 30 dias. Na quarta posição, 2.584 pessoas praticaram esse tipo de infração em Dourados.

Um tipo de infração muito comum e fácil de perceber diariamente, a direção de veículo com o telefone celular, registrou 1.371 multas para motoristas que manuseavam o aparelho. Outros 1.040 foram autuados por dirigir o veículo segurando o celular e 171 por dirigir utilizando o telefone.

Sem previsão

Assim como as lombadas eletrônicas, os radares são instalados após um convênio entre a Prefeitura e o Detran, onde uma empresa é contratada para implantar os serviços. As lombadas continuam a operar normalmente. Já os radares não há previsão de serem colocados no meio dos quarteirões, informou o diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Calos Fábio dos Santos.

Ele diz que o órgão tem realizado uma série de campanhas educativas para conscientizar os condutores sobre um trânsito mais seguro. Estatísticas mostram que até 90% dos acidentes ocorrem em razão da imprudência e desrespeito às leis de trânsito.