Uma transformação radical tornou essa casa antiga mais arejada e sofisticada, para uma dupla recém-casada

Sem quintal, casal realizou sonho de ter uma piscina usando o corredor
o elemento mais especial desse projeto, além da diversidade de materiais sofisticados, é a piscina com raia de 10 metros no corredor direito da casa / Foto: Fellipe Lima

Ao escritório de arquitetura, o pedido dos clientes era simples: uma casa aconchegante e prática, para começar uma vida a dois e receber com alegria os amigos e a família. Mas sem muito espaço ou quintal, o jeito foi quebrar a cabeça para pensar como uma casa antiga, no Bairro Carandá Bosque, ganharia uma piscina para o casal se divertir e relaxar nos dias de verão.

A solução chegou a um espaço nada usual, que muitas vezes acaba abandonado dentro de casa: o corredor. Por isso, o elemento mais especial desse projeto, além da diversidade de materiais sofisticados, é a piscina com raia de 10 metros no corredor direito da casa.

“Era uma vontade especial de o casal ter uma piscina. Como ela não precisava ser grande e seria uma intervenção muito grande eliminar parte da estrutura para dar mais espaço, a solução encontrada no corredor deixou essa área da casa com muito mais vida e luminosidade”, conta a designer Janice Mendes, sócia de Cristiane Belchior na Cristiane Janice Arquitetura e Interiores.

Partindo da piscina que há uma parte rasa onde é possível colocar até uma cadeira, o corredor ganhou entre o revestimento 3D e um jardim vertical uma cascata, que traz a água e o barulho de natureza para dentro de casa.

Cuidados foram essenciais durante a construção da piscina, lembra Janice. “Do jardim ao entorno da piscina, usamos um material impermeabilizante para que água não danificasse o muro do casal e nem o muro do vizinho”.

Mudança radical – Quando a arquiteta e a designer foram convocadas para repaginarem o lar, a dupla encontrou um lugar antigo, com sinais de desgaste da fachada aos fundos da casa. Com projeto aprovado em mãos, a obra levou em torno de 18 meses para ficar pronta em uma transformação radical, com direito a paredes demolidas e o aproveitamento até do teto da garagem, outro ponto alto da construção.
Tons de rosa millenium guiam a decoração da sala e área de jantar. (Foto: Fellipe Lima)
A busca pela tranquilidade, sem perder a sofisticação, chegou também ao banheiro da suíte do casal. “Ambos gostam de ter a casa como refúgio, então não era só a área externa que precisava ser trabalhada para trazer essa tranquilidade. Por isso, o banheiro tornou-se um local para relaxamento do casal, com banheira, um pendente lindo de design e a vista para um jardim que até então não existia”.

O jardim na frente do banheiro nasceu durante a obra. O espaço é na verdade o teto da garagem que ganhou um muro dar privacidade e um revestimento mais rústico. “Ali tem plantas, duas esculturas e é muito arejado. É um local reservado mesmo para relaxar contemplar o dia ou as estrelas”, explica Janice.

Cheio de acabamentos modernos, o projeto também ficou especial na sala e área de jantar. Com tons de rosa na decoração, também foi feita uma seleção especial para as peças de design da casa, como as poltronas e sofá de Jader Almeida.

Há também um painel de madeira ripado que recua a porta que leva à cozinha da casa. “É uma opção que além de beleza, traz funcionalidade. Porque ele pode integrar os ambientes da casa ou dar total privacidade quando os donos estiverem na sala”, finaliza Janice.