Beber muita água, ventilar e umidificar ambientes são atitudes que ajudam a reduzir chances de alergias e doenças respiratórias.

Sem chuva há mais de mês em MS, médica dá dicas de como amenizar efeitos do tempo seco na saúde
É preciso umidificar ambientes, mas com cuidados. / Foto: Reprodução/TV Morena

Diversos municípios de Mato Grosso do Sul não têm uma gota de chuva há mais de mês. Em Campo Grande, não cai água do céu há cerca de 40 dias. As temperaturas estão altas em quase todo o estado.

A combinação de calor e tempo seco deixa a umidade relativa do ar baixa e, em alguns horários, até em situação de alerta à saúde. Muita gente tem sentido o resultado dessa secura: alergias e doenças respiratórias como rinites, tosses, pneumonia e bronquite.

Para amenizar os efeitos do tempo seco na saúde, a médica pneumologista Andréa Cunha dá algumas dicas, sendo a principal dela beber muita água. "No geral, todo mundo tem que lembrar de tomar muita água. Crianças e idosos principalmente", ressalta.

Andréa explica que todo o sistema respiratório é interligado e por isso hidratar o nariz também é importante. "Lavar o nariz com soro", fala.
É importante também manter ambientes o menos seco possível. Muita gente utiliza umidificador, porém é preciso utilizá-lo de maneira correta para que o efeito não seja o contrário ao desejado.

Conforme a médica, é preciso:

- Trocar sempre a água do umidificador;
- Não usar água de um dia para o outro, pois pode dispersar germes no ambiente;
- Deixar ventilar ar, se não pode mofar as paredes e gerar fungos;
- Colocar a distância de um metro da cabeceira da cama e da parede;
- E não tão próximo às cortinas por causa do risco de incêndio.