Imagens mostram confronto entre as partes e agressão com escudo na cabeça de torcedor sentado no chão e cercado; clube promete rescindir contrato com empresa de segurança.

Seguranças e torcedores do Náutico envolvem-se em confusão na sede dos Aflitos
Seguranças e torcedores do Náutico envolvem-se em confusão na sede dos Aflitos. / Foto: Divulgação

O empate entre Náutico e CRB por 1 a 1, na noite deste domingo, pela Copa do Nordeste, teve cenas de confrontos na sede dos Aflitos entre torcedores e seguranças contratados pelo clube. Imagens também mostram um alvirrubro sozinho e cercado sendo acertado com força por um escudo, que quebra na hora do impacto (veja no vídeo).

Nas redes sociais, torcedores acusaram de truculência os seguranças. Também houve reclamação da atuação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), por conta de um incidente nas arquibancadas ocorrido durante a partida (leia mais no fim).

O ge procurou tanto o Náutico quanto a assessoria da PMPE para saber mais sobre o ocorrido. O clube pronunciou-se por meio de nota assinada pelo presidente Bruno Becker, repudiando os atos de violência e prometendo rescindir contrato com a empresa de segurança.

"Entendo que o papel da segurança privada não é o de agredir quem quer que seja, mas sim assegurar o bem-estar de todos os presentes em nossos jogos. O que foi visto neste domingo é inaceitável. O evento esportivo é um espaço de entretenimento e convivência social, onde os valores de uma cultura de democracia e paz devem prevalecer", diz a nota de Bruno Becker.

A matéria será atualizada em caso de resposta da PMPE.

Protesto contra a FPF-PE

Durante a partida, houve um protesto de torcedores contra a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) e o presidente da entidade, Evandro Carvalho. Vídeos de torcedores nas redes sociais mostram que eram cantados xingamentos com o nome do mandatário da FPF até que policiais militares apareceram para recolher faixas e deter alguns dos alvirrubros.

As imagens também foram captadas pelo fotógrafo Marlon Costa, da Pernambuco Press. Os protestos estão diretamente relacionados à medida da FPF-PE de proibir a entrada nos estádios de faixas, bandeiras e demais adereços que façam alusão às duas principais torcidas uniformizadas de Náutico e Sport.

Torcedor, venho a público repudiar veementemente as cenas de violência e a conduta adotada pela segurança privada contratada para o jogo de hoje, contra o CRB, nos Aflitos.

Entendo que o papel da segurança privada não é o de agredir quem quer que seja, mas sim assegurar o bem-estar de todos os presentes em nossos jogos.

O que foi visto neste domingo é inaceitável. O evento esportivo é um espaço de entretenimento e convivência social, onde os valores de uma cultura de democracia e paz devem prevalecer.

Diante de tudo que vimos hoje, comunico que o Náutico irá rescindir o contrato com a empresa de segurança envolvida neste triste episódio.