A Ketamina é um tipo de droga que pode trazer alucinações dependendo da dose.

Sedativo usado por anestesista estuprador pode causar alucinações e afetar bebês
A Ketamina é um tipo de droga que pode trazer alucinações dependendo da dose. / Foto: Reprodução / Redes Sociais

As vítimas que eram pacientes do médico Giovanni Quintella, flagrado ao estuprar uma paciente durante a cesárea, eram sedadas sem qualquer aviso. 

Segundo o site Metrópoles, o anestesista usava Propofol e Ketamina, drogas que ,a depender da dose, podem ser prejudiciais à mulher e ao bebê, segundo especialista.

“A Ketamina é um tipo de droga que pode trazer alucinações dependendo da dose. É uma droga pouco usada para cesárea justamente porque pode prejudicar e trazer alucinações, em alguns casos. Já o bebê, pode nascer sem as respostas adequadas, como aquele primeiro choro, por exemplo. Qualquer droga pode passar para o feto e trazer efeitos, que podem ser passageiros ou mais demorados”, explica ao Metrópoles o anestesista Luis Antônio Diego, diretor da defesa profissional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Giovanni foi preso na madrugada da última segunda-feira (11), no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, Baixada Fluminense. Ele foi flagrado em um vídeo colocando o pênis na boca de uma paciente.

A gestante foi sedada por completo e estava no meio de uma cesárea, aguardando o nascimento de seu filho. O uso das drogas foi confirmado em depoimento pela equipe de enfermagem, que registrou a cena com um celular escondido.

“Na cirurgia, Giovanni sedou totalmente a paciente, utilizando Propofol e Ketamina. Um dos colegas guardou os frascos que o médico utilizou. O procedimento cirúrgico transcorreu até o fim e, então, com a sala já esvaziada, a declarante e suas colegas foram para pegar o telefone celular e examinar o que havia sido registrado. Para o espanto de todos, o que havia sido filmado eram cenas estarrecedoras”, disse uma das enfermeiras à polícia.

O especialista explica que não é um procedimento comum usar sedativos durante o parto e, em casos emergenciais, caso haja necessidade, a paciente precisa ser comunicada.

“A maioria dos partos no Brasil é feita com a raquianestesia, um bloqueio no neuroeixo, para anestesiar da região do abdômen até as pernas. O normal é não sedar, porque não há necessidade. Caso seja preciso por algum motivo, isso é conversado com a paciente. É um direito dela escolher fazer a sedação ou não. Somente em casos excepcionais que ela é usada, se porventura a raquiana não pegar na paciente, ou caso ela peça, por traumas, motivos pessoais ou caso comece a sentir dor, por outras complicações”, explica o médico.