Para coibir disseminação das chamadas "fake news" governo do Estado colocou página no ar.

Secretaria de Saúde de MS lança site para combater informações falsas
Site tem informações oficiais sobre coronavírus. / Foto: Divulgação

Para manter a população e os jornalistas bem informados sobre a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde lançou site com informações sobre o tema (clique aqui para acessar) .

No endereço estão as principais notícias sobre a doença, os boletins epidemiológicos, a importância dos hábitos de higiene como medida de prevenção, os sintomas e como o tratamento da Covid-19, que ainda não tem cura, pode evitar o agravamento da endemia.

A intenção é combater a propagação de notícias falsas, deixar todo mundo atualizado sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo poder público e informar o que fazer diante da pandemia.

O site responde dúvidas como: “o que devo fazer para me proteger?”, “como o novo coronavírus é transmitido?”, “quais são os principais sintomas?” e “produtos que vem da China podem trazer o vírus?”.

Os boletins epidemiológicos são atualizados diariamente, no período da tarde. Mato Grosso do Sul tem quatro casos confirmados e 33 suspeitos em confirmação, conforme o último boletim, divulgado ontem (16).

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar. As medidas de prevenção estão ligadas a hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto ao tossir, não compartilhar objetivos pessoais, evitar tocar os olhos, nariz e boca e fugir de aglomerações.

OUTRAS MEDIDAS

Esta tarde os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Geraldo Resende (Saúde) e Maria Cecília Amendola da Motta (Educação) vão conceder o que provavelmente deverá ser a última entrevista coletiva presencial sobre a epidemia do coronavírus. A coletiva terá transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião também será divulgado o boletim epidemiológico sobre o coronavírus. No início da manhã a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou que por conta da pandemia as entrevistas coletivas com técnicos da pasta serão realizadas diariamente, a partir de hoje, para informar jornalistas e sociedade sobre os números da doença em Mato Grosso do Sul, com divulgação do boletim diário do coronavírus, sempre online.

O objetivo da ação é evitar a propagação de fake news sobre a Covid-19. As entrevistas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 15h às 15h30, com transmissão ao vivo pelos perfis do Governo do Estado no Facebook e no Instagram.  (Com assessoria)