Um dos resultados práticos das ações de prevenção em saúde em Jateí pode ser comprovado pelos baixos números de internações e óbitos pela covid 19.

Saúde: Jateí investe pesado na defesa da vida

Em Jateí, a saúde é prioridade absoluta da administração municipal. A atenção especial para com este setor que garante a vida saudável é uma das marcas do prefeito Eraldo Jorge Leite (PSDB) em todas as suas gestões na Prefeitura de Jateí.
Eraldo Leite sempre investiu na saúde acima do que és estipulado por lei. O que é uma recomendação por lei, para o prefeito é uma missão pela vida. Uma mostra de sua determinação é o fato de que o município disponibilizou quase 21% do orçamento municipal de 2020 para a saúde, quando o recomendado é 15%.
Os números da prioridade com a saúde em Jateí foram mostrados no dia 3 de junho, durante audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2020, foram investidos R$ 9.375.518,84 milhões, que equivalem a 20,72% do orçamento do município, ou seja, 5,72% a mais que os 15% exigidos por lei, sendo mais de R$ 7,8 milhões de recursos próprios do Executivo.
De acordo com o prefeito, Eraldo Jorge Leite, a saúde sempre foi uma prioridade em suas gestões. “Os recursos públicos devem ser usados da forma mais eficiente possível. E isso vem acontecendo desde a nossa primeira gestão e por isso tornamos Jateí conhecido no Estado como um dos municípios que mais investem em saúde e tem excelência no atendimento”, assinala o prefeito.
Além da luta incessante para que a população não fique sem médicos, consultas, remédios e exames, as administrações de Eraldo Leite também são inovadoras nas ações de prevenção. “Estamos sempre atuando de forma preventiva para que os jateienses sintam segurança com a saúde pública municipal”, enfatiza Eraldo, que está cumprindo o quinto mandato como prefeito.
Um dos resultados práticos das ações de prevenção em saúde em Jateí pode ser comprovado pelos baixos números de internações e óbitos pela covid 19. “Desde o início adotamos uma postura de enfrentamento à pandemia, com nossas unidades abastecidas por medicamentos, profissionais habilitados e todos os recursos necessários para que o paciente tivesse o tratamento mais eficaz e um atendimento humanizado, o que no final, faz toda a diferença. É uma grande honra poder dar esse retorno positivo à nossa comunidade”, destacou.

Os números relativos aos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde no último quadrimestre de 2020 e os primeiros quatro meses de 2021 também foram apresentados. Em relação aos atendimentos/consultas das especialidades ofertadas pelo sistema municipal (ortopedia, cardiologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e pediatria) foram mais de 2,3 mil atendimentos, nos dois períodos.
As consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (Jateí, Gleba e Nova Esperança) chegam a 1702, somados os quatro últimos meses de 2020 e os quatro primeiros de 2021. A UBS Gleba foi a que mais teve procura, com 1055 consultas realizadas, em seguida UBS Jateí, com 425 e UBS Nova Esperança, com 326. O serviço de Saúde da Família fez 756 atendimentos nos últimos quatro meses de 2020 e 783 no primeiro quadrimestre de 2021.
A clínica de Fisioterapia realizou mais de 1.438 procedimentos no período de 2020 e 171 atendimentos em domicílio. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram feitos mais 2016 procedimentos e 233 atendimentos em casa. O laboratório municipal realizou 4.379 exames nos últimos quatro meses de 2020 e 3.214 exames de janeiro a abril deste ano.
As três unidades de Farmácias Municipais (Jateí, Gleba e Nova Esperança), juntas, dispensaram 8.478 medicamentos. Nos últimos meses foram detectados apenas 05 casos de dengue no município.
Os números da covid 19 são atualizados diariamente, mas até o dia 7 de junho haviam 451 casos confirmados, 23 casos ativos, 423 recuperados e 05 óbitos. Dos pacientes recuperados, 31 estão tratando sequelas do Covid, com fisioterapia respiratória, visto a gravidade dessa doença. Nosso município tem 65 pessoas em isolamento domiciliar e 35 monitoradas.