Fios fortes, bonitos e brilhantes.

Saúde do cabelo está diretamente ligada à alimentação

Motivo de preocupação estética entre homens e mulheres, a saúde dos cabelos também está diretamente ligada à alimentação. Para evitar quedas, auxiliar e acelerar o crescimento capilar, uma dieta equilibrada apresentará os nutrientes necessários para manter o couro cabeludo saudável.

Nessa época do ano, os fios de cabelos crescem, em média, aproximadamente um centímetro por mês. Com uma alimentação rica, saudável, variada e com os alimentos da estação, os nutrientes auxiliarão, não só no processo de crescimento, como na diminuição das quedas.

Fibras capilares

Uma alimentação completa e variada em nutrientes, principalmente vitaminas e minerais, auxilia no fortalecimento das fibras capilares. É necessário comer diariamente fontes de vitaminas C e biotina, pois nós não os acumulamos no organismo. O resultado é a longo prazo, mas é muito mais eficaz para manter a saúde dos fios.

Nutrientes fundamentais

A ingestão de nutrientes é essencial para a formação e fortificação dos fios capilares. O processo de nutrição, oxigenação e estimulação do pilo sebáceo auxilia o crescimento dos fios.

Além disso, é de suma importância manter a hidratação do organismo. O ideal é beber de 8 a 10 copos de água por dia. Eis alguns nutrientes que fortalecem a saúde do cabelo:

Ferro

Presente em alimentos como: carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão, a deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.

Zinco

Estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos, além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.

Magnésio

Vital para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

Potássio

Mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.

Cobre

Ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.

Cálcio

A falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.

Proteínas

Estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.