A exclusão do sargento “a bem da disciplina” foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (5)

Sargento que mantou tenente da PM durante discussão é expulso
Vítima sendo reanimada no local do crime por socorristas do Samu / Foto: Campo Grande News/Arquivo

Quase dois anos depois do crime, o terceiro sargento da Polícia Militar, César Diniz da Silva, de 43 anos, que matou com três tiros o tenente aposentado João Miguel Além Rocha, 50, foi expulso da corporação. O crime aconteceu no dia 1º de julho de 2017, durante uma discussão entre os dois militares sobre a compra de um Nissan Sentra.


 
A exclusão do sargento “a bem da disciplina” foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (5). César Diniz responde pelo assassinato em liberdade, conforme consta na ação penal que tramita na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande.

De acordo com a PM, a consequência da exclusão é a perda das prerrogativas da policial militar, como direito a porte de armas. Nestes casos, o PM também é aposentado compulsoriamente e com remuneração proporcional ao tempo trabalhado.

O crime – Tudo aconteceu por volta das 10h de um sábado, na Avenida Gualter Barbosa, no Bairro Nova Lima.

Conforme relatarem testemunhas à polícia, César e João Miguel discutiram e trocaram agressões. Durante a briga, o sargento sacou a arma e atirou contra o tenente aposentado, que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Uma terceira pessoa que estava no local também ficou ferida.

César Diniz estava na época afastado do trabalho nas ruas por conta de problemas nos ligamentos do tornozelo, se apresentou depois à Polícia Civil e confessou o assassinato.