O maior hospital do Estado suspendeu os estágios, cursos e do internato de Medicina.

Santa Casa proíbe visitas no pronto-socorro e restringe circulação de pessoas
Reunião de emergência foi convocada por Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 para este domingo (15). / Foto: Santa Casa/Divulgação

Diante do avanço da epidemia do novo coronavírus no Brasil e da confirmação de casos em Mato Grosso do Sul, a Santa Casa de Campo Grande decidiu restringir a circulação de pessoas no hospital. A partir de hoje (16), está proibida a entrada de visitantes no pronto-socorro (áreas verde e vermelha) e no Prontomed, este último, onde ficam pacientes que deram entrada em quadros de urgência e emergência, mas têm convênios ou pagam pelos tratamentos.

A decisão foi tomada nesse domingo (15), em reunião da Associação Beneficente de Campo Grande convocada pelo Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19, instituído no hospital no mês de janeiro deste ano.

O maior hospital do Estado suspendeu os estágios, cursos e do internato de Medicina, realizados na instituição por meio da Escola de Saúde Santa Casa. “Os alunos e os voluntários que diariamente circulam pelo hospital estão sendo orientados a se afastarem das atividades até que seja dada nova determinação pelas autoridades em saúde”, informou a Santa Casa. Também estão canceladas as visitas ampliadas (de grupos) e religiosas.

A presença de acompanhantes e visitantes também foi limitada. A partir de agora, pacientes da enfermaria adulto e pediátrica, da maternidade, do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) Neonatal e do pronto-socorro para maiores de 18 anos e infantil terão direito a no máximo dois acompanhantes e a trocar de “turnos” será feita em dois horários, das 6h às 6h30 e das 20h às 20h30.

Quem estiver sendo tratado em isolamento no maior hospital do Estado não terá suporte de familiar e “acompanhantes serão liberados pela equipe de enfermagem do setor e de acordo com a necessidade dos pacientes”.

Só pacientes sem companhia terão direito a visitas, de somente uma pessoa por dia por 30 minutos. Os horários são pré-definidos e variam. Veja:

CTI adulto – das 10h às 10h30
Pronto-socorro (área amarela) – das 13h30 às 14h

Enfermaria adulto e maternidade

1º e 5º andares/Unidade de Trauma – das 11h30 às 12h
2º e 4º andares – das 13h às 13h30
3º andar e subsolo 1 – das 15h às 15h30

“Vale destacar que as orientações do Ministério da Saúde publicadas na última sexta-feira,13 de março, incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde”, completou a instituição por meio de nota.