Saiba como calcular a compra de alimentos e bebidas na medida certa para o carnaval

Receber um monte de parentes e amigos em casa, durante o carnaval, não é tarefa fácil. Para ajudar o consumidor a calcular o que deve comprar e evitar o desperdício, o EXTRA convidou especialistas que dão dicas sobre o quanto se deve estimar de comidas e bebidas para cada convidado.

A chef Paula Mello, do blog Cozinha do Quintal, sugere a quantidade de ingredientes (confira abaixo) e explica que as porções nem sembre devem ser multiplicadas pela quantidade de convidados.

— Alguns sites de churrasqueiros profissionais orientam a manter a quantidade menor para mais pessoas, até porque na confusão do churrasco, e com mais opções (de comida), elas comem menos.

Paula recomenda, ainda, que os que pretendem viajar devem planejar as refeições com antecedência e levar o que puderem.

— Nesse período, os supermercados ficam lotados e faltam produtos, principalmente em cidades de praia ou fora de um grande centro urbano. Para as crianças menores de 10 anos, considere a metade da quantidade de alimento para um adulto. Inclua frutas e sucos naturais para elas e um bom estoque de água mineral.

O designer Newton Bezerra Neto, de 31 anos, já organizou vários churrascos para os amigos e adota uma quantidade padrão para as carnes:

— Eu vejo quantos homens e quantas mulheres vão. Geralmente, calculo 300 gramas por pessoa, mas esse número é mais baseado nos homens, porque as mulheres costumam comer pouco.

Quem pretende organizar almoços ou jantares durante o carnaval deve correr para os supermercados, pois a procura por itens tradicionalmente muito consumidos nessa época, como cervejas e carnes, aumenta. Além disso, as redes estão com várias ofertas para atrair os foliões. Na sexta-feira passada, por exemplo, o Guanabara, o Extra e o Mundial tinham promoções com 40% de desconto na compra do segundo pacote de 12 latas de cerveja Antarctica.

A avaliação da quantidade de bebida, aliás, deve levar em conta vários fatores, como ensina Francine Xavier, gerente de Produtos de Gastronomia do Senac-RJ:

— A primeira coisa é entender para onde você vai, qual é o clima, e, depois, a preferência de cada convidado. Se vai para a praia, não deve levar vinho tinto. Mas se for para a serra, pode levar a bebida. Para um churrasco, é bom calcular duas latas ou long necks de cerveja por adulto.

Já a quantidade de alimentos, segundo Francine, vai depender também do destino escolhido:

— Se for o alto de uma serra, um lugar mais isolado, vale a pena fazer uma conta mais folgada, para ter um estoque de emergência. No caso de sobrar comida, se for um prato que ficou muito tempo exposto sobre a mesa, normalmente não vale a pena guardá-lo, porque a chance de contaminação é grande. Num churrasco, se a carne não estava congelada antes, você pode congelar. Agora, se ela estava congelada, você pode guardar para o dia segunte ou, no máximo, por dois dias, e fazer no forno. No caso de salpicão, esqueça, porque leva maionese.