Se atingida, quantia é novo recorde.

Safra da soja começa em 24 municípios com projeção de 8,7 milhões de toneladas

Um novo recorde poderá ser batido em Mato Grosso do Sul com a colheita da soja em 2018. Segundo a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) a safra deve atingir 8,736 milhões de toneladas ‒ em 2017 foram 8,532 milhões de toneladas. A informação foi divulgada na recente Circular Técnica do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), ferramenta de monitoramento da entidade e da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS).

“Muitos fatores levaram a este patamar recorde, em primeiro lugar, o investimento em tecnologia realizado pelo produtor rural nos últimos anos. Além disso, tivemos o melhor índice de precipitação dos últimos anos. As lavouras estão bonitas, carregadas, com bons tamanhos de vagens. É um ano atípico para Mato Grosso do Sul, sem veranico em dezembro e janeiro”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke.

A área, no período analisado, passou de 2,52 para 2,6 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 56 sacas por hectare. Até o momento, a colheita atingiu apenas 2%.