A manifestação do governo russo ocorre após os Estados Unidos ampliarem operações militares no Caribe e no Pacífico, sob a justificativa de combate ao narcotráfico.

Rússia apoia Venezuela e defende América Latina como zona de paz
A manifestação do governo russo ocorre após os Estados Unidos ampliarem operações militares no Caribe e no Pacífico, sob a justificativa de combate ao narcotráfico.

“Reafirmamos nosso firme apoio à liderança venezuelana na proteção da soberania nacional. Defendemos a manutenção da América Latina e do Caribe como uma zona de paz. São necessárias medidas para a redução das tensões e para o avanço de soluções construtivas aos problemas existentes, com base no respeito ao direito internacional”
 
A manifestação do governo russo ocorre após os Estados Unidos ampliarem operações militares no Caribe e no Pacífico, sob a justificativa de combate ao narcotráfico. As ações foram criticadas por países como Venezuela e Colômbia, que as classificam como violações do direito internacional e riscos à estabilidade regional.
 
“Estamos em contato com nossos parceiros, estamos prontos para continuar respondendo adequadamente aos seus apelos, levando em conta as ameaças existentes e potenciais, e continuaremos trabalhando lado a lado, olhando para o futuro.”
 
Na última sexta-feira (31), Caracas expressou gratidão a Moscou pelo apoio contínuo na proteção da soberania nacional da Venezuela e disse que o governo de Nicolás Maduro está pronto para fortalecer sua parceria estratégica com a Rússia, afirmou o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yvan Gil.
 
“Em nome do presidente [venezuelano] Nicolás Maduro, expressamos nossa sincera gratidão ao governo russo por seu apoio inabalável na proteção de nossa soberania. Hoje, Rússia e Venezuela fortalecem seu status como aliados estratégicos e estão prontas para desenvolver a cooperação em áreas-chave em prol do progresso mútuo.”