Previsão deixou moradores assustados com a possibilidade de rajadas de ventos de até 100 km/h.

Risco de tempestades deixa moradores de MS em extremo alerta
Chuva deve ficar presente pelo menos até o fim de semana em MS. / Foto: Wesley Ortiz

O risco de novos temporais e rajadas de ventos consideradas intensas deixou moradores de várias regiões de Mato Grosso do Sul em alerta para esta segunda-feira (13). A previsão indica potenciais riscos de destruição com a mudança do tempo.

Desde o domingo, o estado apresenta áreas de instabilidade e consequentemente as chuvas estão mais propensas a cair com as nuvens carregadas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta crítico de grau laranja, considerado perigoso, que indica chuvas torrenciais para o estado com volumes de até 100 milímetros até o fim do dia, acompanhado de rajadas de vento de até 100 km/h.

Esse prognóstico também foi divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), que avançou explicando que devido ao aquecimento diruno, transporte de umidade e formação e deslocamneto de um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai, ajudam a forma tempestades.

Além disso, existe a expectativa para que perturbações atmosféricas em médios níveis favoreçam o tempo instável ao longo da semana em Mato Grosso do Sul.

Para as regiões sul e leste, a tendência é de chuvas mais controladas e de risco menores ao longo desta segunda-feira.

O Inmet, publicou um alerta indicando chuvas intensas, mas de grau menos temeroso como o anterior, dizendo que as chuvas não passam de 50 milímetros até o final do dia e os ventos não devem ultrapassar os 60 km/h.