Rio atinge 9,1 m e água passa por cima de ponte em Aquidauana, MS
Rio Aquidauana sobe 3 metros acima do nível normal do curso de água

O rio Aquidauana, que atingiu em nível de emergência na terça-feira (12), chegou aos 9,10 metros nesta quarta-feira (13). O nível normal é de cerca de três metros. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, a água já passa por cima da ponte da cidade, que fica a 131 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o coordenador, é prevista a construção de uma passadeira para pedestres e ciclistas caso a água ultrapasse 40 centímetros acima do nível da ponte nova que fica na rua Teodoro Rondon. No momento, a água já ultrapassou 20 cm por cima da ponte.

A ponte velha está sendo liberadas por turnos por causa da reforma do assoalho. Ela foi liberada às 16h desta quarta, mas voltou a ser interditada às 20h. A passagem volta a ser liberada novamente às 6h de quinta-feira (14) e fechada às 11h.

Famílias ribeirinhas começaram a ser retiradas no início da semana por causa da cheia do rio. Cerca de 23 famílias foram retiradas das residências e abrigadas em escolas e temporariamente na residência de parentes.

Segundo o meteorologista Natália Abrão, choveu 38,4 milímetros das 11h às 12h30 desta quarta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para a região, com risco de corte de energia elétrica e queima de eletrônicos, queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas.