Paes disse também que a exigência do comprovante de vacinação deve ser suspensa em três semanas.

Rio acaba com obrigatoriedade de uso de máscara contra Covid-19 em lugares abertos e fechados
Paes disse também que a exigência do comprovante de vacinação deve ser suspensa em três semanas. / Foto: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou na manhã desta segunda-feira (7) que vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscara em lugares abertos e fechados na cidade. Em uma rede social, ele disse que o decreto será publicado nesta terça-feira (8) no Diário Oficial do município.

Paes disse também que a exigência do comprovante de vacinação deve ser suspensa em três semanas, quando a cidade atingir 70% de cobertura vacinal com a dose de reforço.

Na semana passada, o Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou um decreto que permite aos municípios tomar decisão sobre a flexibilização do uso de máscara em lugares fechados.

O texto destacou o cenário heterogêneo da pandemia no estado, já que algumas cidades estão com alta cobertura vacinal e baixo risco para a Covid-19, enquanto outras ainda enfrentam uma quarta onda da doença, provocada pela variante Ômicron.

A cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi a primeira do estado a suspender a obrigatoriedade no uso de máscara em lugares abertos e fechados, em decreto publicado na sexta-feira (4). A determinação, no entanto, não se aplica a pessoas que se encontrem infectadas pela Covid-19 ou que estejam com suspeita de contaminação durante o período de transmissão do coronavírus.