Para o governador, mais que realizar reforma agrária, o importante, no momento, é regularizar títulos de lotes já entregues no passado.

Riedel diz que invasão não é aceitável e defende regularização de títulos
Governador Riedel participou da abertura da Tecnofan em Doruados. / Foto: Marcos Adriano

O governador Eduardo Riedel cumpre agenda nesta terça-feira (16) em Dourados. Presente na feira Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar), no Sindicato Rural do município, ele disse à imprensa que respeita o movimento que reivindica terras, porém mantém a posição que invasão não “é aceitável”. Para o governador, mais que realizar reforma agrária, o importante, no momento, é regularizar títulos de lotes já entregues no passado.

“Não podemos aceitar invasão, pois isso não é democrático” reafirmou o governador. No ato denominado “Abril vermelho”, grupos do MST (Movimento Sem Terra) tem ocupado propriedades em vários estados, reivindicando reforma agrária. Atualmente, o movimento em Mato Grosso do Sul está concentrado em Campo Grande, na sede do Incra.

Para o governador, a política do governo federal de seguir no processo de criação de assentamentos é legítima, porém não concorda com o modelo. “O resultado da reforma agrária que temos hoje é o reflexo da realidade”, argumentou Riedel, ressaltando que, primeiro, o correto é promover a regularização dos títulos já entregues, para evitar transtornos no futuro.

Além disso, o governador falou que não basta entregar as terras, como ocorreu no passado, é preciso pensar na infraestrutura no campo para dar condições aos pequenos produtores e seus familiares.


Tenofan

O município de Dourados recebe, entre os dias 16 e 18 de abril, a 5ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar). A feira bianual é organizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por meio da Unidade da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), com apoio da Prefeitura de Dourados e acontece no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, das 7h30 às 16h30, com entrada gratuita. A expectativa é que mais de cinco mil pessoas passem pelo local nos três dias.

Nesta edição da Tecnofam, são mais de 70 tecnologias que serão apresentadas aos agricultores familiares, com mostras de forma indoor e a campo, oficinas de capacitações, palestras com temas estratégicos, seminários e painéis institucionais com discussões de temas de interesse nacional, Podcast e uma programação específica para crianças, a Tecnofam Kids, permitirão aos participantes conhecerem e valorizarem a missão do produtor rural que é a produção de alimentos com qualidade, sustentabilidade e geração de renda.