O cidadão acessa suas informações por meio do celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF, no momento que precisa.

Resultados de exames podem ser acessados pelo Conecte SUS
A versão Conecte SUS Profissional já está sendo testada em 10 municípios. / Foto: Banco de Imagens

O Ministério da Saúde anunciou, na quarta-feira (5), que já estão disponíveis o portal e o aplicativo do Conecte SUS Cidadão, iniciativa que vai interligar as informações de saúde dos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Hoje, por meio do aplicativo, o usuário pode visualizar os resultados dos exames para detecção do coronavírus realizados em laboratórios já credenciados. Também houve uma modernização da tecnologia e segurança, que coloca todas as informações na nuvem.

O cidadão acessa suas informações por meio do celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF, no momento que precisa.

"O Conecte SUS Cidadão revoluciona a saúde brasileira, inserindo o País na vanguarda da estratégia em Saúde Digital.

O Brasil inicia uma nova fase na transformação digital do SUS, seguindo os passos dos países do primeiro mundo, disponibilizando o acesso à informação em saúde para o cidadão, de forma ágil e segura.", avalia o diretor do Departamento de Informática do SUS (Datasus), Jacson Barros.

Os usuários podem também acessar no App, informações sobre seus medicamentos, suas consultas, seus exames - incluindo o de detecção do coronavírus - suas vacinas, os remédios disponibilizados na Farmácia Popular, dados e orientações sobre doação de sangue, informações e orientações sobre transplantes de órgãos, entre outras funcionalidades.

Para o secetário Executivo, do Ministério da Saúde, Elcio Franco, o trabalho desenvolvido pelo Datasus proporcionará um melhor cuidado do cidadão quando na rede de atenção a saúde.

"A informação estará integrada em uma rede segura e será de fácil acesso para o paciente ou para o profissional de saúde garantir o atendimento.

Por exemplo, se o cidadão está em viagem pelo Brasil, ele se dirige à uma unidade de saúde em caso de um acidente, e todos os dados relativos a ele, exames, alergias e particularidades estará registrado ali, vai facilitar o seu atendimento", reforçou o secretário Franco.

Outra funcionalidade importante do Conecte SUS Cidadão é o calendário de vacinas. Nele o cidadão consulta todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, com informações como dose, lote e validade.

Essa funcionalidade é automática e não exige mais que o usuário cadastre manualmente esses dados. Além disso, é possível acessar o calendário de vacinas previstas para crianças, adolescentes, gestantes e adultos.