Transação envolveu fundo citado em apurações do caso Banco Master.

Resort ligado à família de Toffoli é adquirido por advogado com conexões à J&F
/ Foto: Nelson Jr./STF

O resort Tayayá, localizado em Ribeirão Claro (PR) e ligado à família do ministro Dias Toffoli, mudou de controle em 2025 e passou para o advogado Paulo Humberto Barbosa, que mantém relações empresariais com nomes associados ao grupo J&F. A informação foi revelada pelo portal Metrópoles e detalhada pela Revista Oeste.

Segundo a apuração, dois irmãos e um primo de Toffoli detinham as cotas do empreendimento e as venderam ao advogado. O ministro frequenta o resort, que agora está sob nova administração. A operação ocorreu por meio de um fundo administrado pela Reag, financeira que aparece em investigações relacionadas ao caso Banco Master, atualmente sob escrutínio da Polícia Federal.

Paulo Humberto Barbosa é sócio de Renato Mauro Menezes Costa, presidente da Friboi, e de Gabriel Paes Fortes, cunhado de José Batista Júnior, irmão de Joesley Batista e Wesley Batista. O trio controla a Petras Negócios e Participações, empresa voltada ao aluguel de aeronaves.

A transação do resort teria envolvido um fundo administrado pela Reag, cujo fundador, João Carlos Mansur, foi alvo de operação da PF no âmbito do caso Banco Master. No curso das investigações, Toffoli determinou inicialmente que materiais apreendidos fossem lacrados e enviados ao STF, decisão que gerou preocupação entre investigadores quanto ao ritmo e à efetividade das apurações.

O episódio ocorre em meio a críticas sobre a condução do caso Banco Master no Supremo. Em 2023, Toffoli também determinou a paralisação do pagamento de multa de R$ 10,3 bilhões prevista no acordo de leniência da J&F com o Ministério Público Federal, decisão que segue sendo lembrada por críticos.

Procurada, a JBS afirmou que “nem a companhia nem seus acionistas possuem qualquer relação com as empresas citadas ou com qualquer outro negócio do advogado”. Não houve manifestação pública do ministro sobre a venda do resort.