Segundo autoridades locais, tornado pode ter sido o mais violento da história do país; diversas cidades relataram destruição.

República Tcheca registra tornado com ventos de mais de 300 km/h; três morrem

Um raro tornado e fortes tempestades atingiram a fronteira sul da República Tcheca na quinta-feira e destruiu partes de algumas cidades, matando pelo menos três pessoas e ferindo outras dezenas, disseram serviços de emergência e mídia.

O tornado, relatado em cidades ao redor de Hodonin, ao longo das fronteiras eslovaca e austríaca e 270 km a sudeste de Praga, a capital, pode ter atingido velocidades de vento acima de 332 km/h (206 mph), disse um meteorologista da televisão tcheca.

Isso o tornaria o mais forte da história moderna da nação da Europa Central e seu primeiro tornado desde 2018.

Fortes tempestades arrancaram telhados de casas e outros edifícios, estouraram janelas, viraram carros e espalharam escombros pelas ruas.

Trabalhadores dos serviços de emergência descansaram em meio a escombros na cidade mercantil de Moravska Nova Ves, após terem trabalhado durante a noite.

Um porta-voz do serviço de ambulâncias da região da Morávia do Sul disse à televisão tcheca que três pessoas morreram nas tempestades e dezenas foram tratadas.

A TV tcheca relatou que até sete pequenas cidades foram "massivamente" danificadas, citando um porta-voz dos serviços de emergência. Um funcionário de um município, Hrusky, disse que metade da cidade foi praticamente destruída.

Equipes de busca e resgate se espalharam na área, com as vizinhas Áustria e Eslováquia também enviando unidades de emergência para ajudar.