Processo proporciona mais agilidade a obtenção do documento

Renovação da CNH poderá ser feita pela Internet
/ Foto: Divulgação

Condutores que querem renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) poderão iniciar o processo pela internet, desde que não ocorra alteração cadastral (endereço e dados pessoais) e que não exerçam atividade remunerada como condutores.

De acordo com o Detran-MS, a renovação para quem se enquadrar nessas especificidades fica mais fácil, porque permite aos condutores se programarem e evitarem espera.

Primeiramente, é preciso acessar o site, informar dados, escolher a unidade do Detran-MS que deseja atendimento e gerar uma guia de pagamento. Após o valor ser baixado pelo banco – o que demora cerca de 30 minutos – o usuário retorna ao site e agenda o exame médico e captação da foto da CNH.

Nessa etapa, portanto, o condutor poderá selecionar data e horário para realização do exame, quando deverá comparecer à unidade do Detran-MS escolhida para finalizar os procedimentos. O documento poderá ser entregue em casa ou para retirada em uma unidade do Detran-MS.

O serviço não está disponível para quem tiver carteira vencida há mais de cinco anos, com mais de 90 dias para vencer, ou para quem deseja ou já exerce atividade remunerada como condutor. Nesses casos, é preciso comparecer pessoalmente a uma unidade do Detran-MS, seja na Capital ou no interior. Quem precisar atualizar dados também deverá comparecer pessoalmente.