Segundo associação, são 14 pacientes esperando dentro de hospitais por uma vaga em hemodiálise.

Renais crônicos aguardam vagas para tratamento e Saúde diz que atendimento será ampliado
/ Foto: Divulgação/Pillar Pedreira/Agência Senado

Pelo menos 14 pacientes com insuficiência renal crônica seguem vivendo dentro de alas de internação do Hospital da Vida e Hospital Universitário, de Dourados, enquanto esperam uma vaga no tratamento de hemodiálise. 

A informação, denunciada ao Dourados News, foi confirmada pela Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados. Segundo o presidente José Feliciano de Paiva, a morosidade do sistema público de saúde tem obrigado esses pacientes a perderem qualidade de vida, sendo obrigados a se enclausurar dentro de alas hospitalares. 

Caso conseguissem uma vaga, o tratamento exigiria terapias com duração de aproximadamente quatro horas, durante três vezes na semana. 

Ele ressalta ainda, que além dessa fila de pacientes que precisam ir direto à máquina de hemodiálise, ainda há outro grupo que está buscando o controle da progressividade da doença via tratamento conservador. 

“Hoje Dourados não tem vaga e não tem onde colocar essas pessoas. As pessoas me procuram desesperadas, idosos com mais de 70 anos angustiados sem ter o que fazer com a saúde. Internados sem necessidade, apenas esperando uma vaga no tratamento”, disse.

Atualmente o serviço de nefrologia é realizado pela Cened (Clínica do Rim de Dourados) e pela UCM Cassems. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 218 pacientes são atendidos por essas unidades. 

Questionada sobre a disponibilidade de vagas ao serviço prestado, a secretária de saúde do município, Berenice Machado, afirmou que uma contratação em caráter emergencial já está em execução. O serviço vai ampliar o atendimento em 40 vagas. 

Ela garantiu que o contrato será publicado na semana que vem e a partir disso os atendimentos serão implementados. Berenice confirma que são 14 pacientes em espera.

Juntamente com a contratação foi aberto procedimento público para licitar mais um novo prestador de serviço em nefrologia em Dourados. 

INQUÉRITOS 

No Ministério Público Estadual, a 10ª Promotoria de Justiça acompanha a qualidade e disponibilidade do serviço oferecido aos pacientes. Relatórios colhidos durante as investigações do inquérito n° 06.2017.00002399-2, disponível a quem interessar no site do MPE, apontaram irregularidades com necessidade de correção prévia nas unidades prestadoras. 

Em março deste ano o Dourados News noticiou a exigência do órgão ao Município para que ampliasse a rede de atendimentos. Na época Berenice disse que, como alternativa para desafogar os atendimentos, seria aberto um quarto turno para procedimento de hemodiálise. 

O Governo do Estado prometeu um recurso suplementar para os repasses destinados à saúde de Dourados. A secretária confirmou que o repasse suplementar chegou às contas do Município há um mês. 

Na época, o secretário estadual Geraldo Resende também comentou que a demanda da maior cidade do interior, responsável por atender pacientes de 30 municípios, seria reduzida com a conclusão do núcleo de atendimento de hemodiálise de Naviraí. A previsão é de que as obras terminem em setembro.